X

Cotidiano

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje

Neste ano, a faixa etária das crianças foi ampliada, com a inclusão dos menores de 5 anos. O público prioritário para a imunização é de 49,6 milhões de pessoas em todo o País

Publicado em 22/04/2014 às 10:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano será realizada de hoje até o dia  9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de 5 anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. A estratégia de mobilização para todo o País, executada em parceria com estados e municípios, foi anunciada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. 

O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a 5 anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Durante a apresentação da campanha, o ministro Arthur Chioro destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil. “A extensão da faixa etária para os menores de 5 anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, ressaltou. Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianças amamentadas); idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa-etária foi o fato de que as taxas de internação em crianças menores de cinco anos, em 2013, terem se igualado a dos idosos.

O ministro lembrou ainda que, apesar das diferenças climáticas no País, as recomendações para prevenção da gripe são mesmas para todas as regiões. “É importante manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados”, aconselhou. Ele explicou ainda que o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, está preparando a rede e as equipes de saúde para o atendimento dos pacientes com gripe. Esta preparação também inclui a realização de diagnósticos e abastecimento dos estados e municípios com antivirais. “Todo o recurso que investimos em prevenção retorna à sociedade, seja na melhoria da qualidade de vida da população ou pela diminuição dos casos graves”, afirmou Chioro.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou a importância do lançamento da campanha neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe. “A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, afirmou Barbosa. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. O secretário ressaltou que a vacina contra a influenza é diferente das demais porque tem efeito limitado, ou seja, é elaborada apenas no período da sazonalidade.

O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas (Foto: Luiz Torres/DL)

Medidas de prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Na Região
 

Em Cubatão, o público-alvo será atendido em diferentes locais como nas unidades básicas de saúde e em postos volantes que se espalharão pela cidade, sempre das 8 às 16 horas.

No dia 26, sábado, o Dia “D” de Mobilização Nacional, pela ampla abrangência da Campanha, haverá 21 postos fixos, que atenderão das 8 às 17 horas, e outros volantes, com horários específicos. Estes últimos incluirão locais mais distantes do Centro da Cidade e atenderão inclusive a acamados em domicílio.

Os cuidadores de acamados não incluídos no Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) da Prefeitura podem contatar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do paciente para informar que têm interesse em receber a vacina. As informações são do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE).

Em Santos, a vacinação também começa nesta terça-feira. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará as doses nas unidades básicas e de saúde dos bairros, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

O tema é ‘Vacinação contra a gripe: você não pode faltar’. A meta é imunizar, no mínimo, 133.268 pessoas em Santos, o que equivale aos 80% do público total (166.568).

Em São Vicente, as vacinas estarão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Em alguns bairros em que a UBS está em reforma, vacinas serão disponibilizadas em escolas e igreja. Todos os postos de vacinação vão atender das 9 às 16 horas.

Segundo o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, a meta da Secretaria da Saúde é vacinar 80% da população indicada, ou seja, 69.409 pessoas. 

No dia 26/04, dia D de vacinação, serão disponibilizadas vacinas em todas as UBSs e ESFs do município, além de postos móveis que estarão em pontos estratégicos da Cidade. Cerca de 300 funcionários da Secretaria vão trabalhar neste dia, das 8 às 17 horas.

A Secretaria da Saúde de São Vicente, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (Deviepi), está realizando até o dia 09 de maio, agendamento para vacinação contra a gripe (Influenza) em domicílio, para pessoas acamadas (idosos e/ou portadores de doenças crônicas sem condições de locomoção).

Os interessados devem entrar em contato com o Deviepi pelo telefone (13) 3569-5702. Nome, idade, telefone para contato, endereço completo, nome do cuidador e motivo pelo qual a pessoa está acamada são informações que devem ser passadas no ato do agendamento.

Já a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande preparou um esquema especial de trabalho para melhor atender os munícipes que serão imunizados. A dose estará disponível nas 21 unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A meta da campanha estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo. Em Praia Grande, de acordo com dados da Sesap, mais de 50 mil pessoas fazem parte dos grupos que deverão ser vacinados.

Idosos internados em instituições públicas e particulares do Município receberão a visita de volantes para vacinação. Pacientes acamados que se enquadrem no público alvo da campanha devem agendar visita de um agente de saúde que aplicará a vacina na Usafa mais próxima de sua residência.

No dia 26, sábado, dia D, todas as Usafas e Multiclínicas de Praia Grande abrirão especialmente para a vacinação, das 8 às 17 horas. O Conviver do Bairro Ocian também será utilizado, com horário diferenciado, das 9 às 12 horas

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter