Campanha contra HPV retorna nesta terça-feira (10)

As vacinas estarão disponíveis em todos as UBSs e Usafas do Município para adolescentes de 9 a 13 anos

Comentar
Compartilhar
09 MAR 201518h09

A Prefeitura de Guarujá dará início, mais uma vez, nesta terça-feira (10), a campanha de vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV). A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 8 às 17 horas. Este é o momento para adolescentes do sexo feminino, de 9 a 13 anos, garantirem a 1ª e / ou 2ª dose do medicamento.

Para receber a vacina, é necessário que as meninas estejam acompanhadas do responsável, e que apresente o comprovante do recebimento da última aplicação da imunização, caso a mesma vá receber a segunda dose da vacina. As mulheres portadoras do vírus HIV, de 9 a 26 anos, também vão receber a vacina. Neste caso, apenas a Unidade de Infectologia Hospital Dia William Rocha, que fica na Rua Hélio Ferreira, 370, bairro Jardim Boa Esperança, vai aplicar a vacina.

De acordo com a responsável técnica pelo setor de imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde do Município, Ana Teresinha Lopes Plaça, é importante que as adolescentes e seus responsáveis respeitem o prazo de seis meses entre as duas doses, ou seja, quem recebeu a primeira em setembro de 2014, pode se dirigir a um posto para receber a segunda dose. “É necessário observar e se atentar quanto os prazos das aplicações. Esse procedimento ajuda a evitar o câncer de colo de útero”, explica Ana Teresinha.

Em sua última campanha contra o HPV, em setembro, Guarujá imunizou cerca de 5.600 garotas com idade entre 11 e 13 anos. Agora, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Município espera superar a meta de 7.652 adolescentes vacinadas.