X

Cotidiano

Campanha contra gripe começa hoje em toda Baixada

Este ano, 33 pessoas morreram por H1N1 e 15 por H3N2 no Brasil. Além de 6 óbitos por influenza B

Caroline Souza

Publicado em 23/04/2018 às 11:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo Ministério da Saúde, até o último dia 14, foram registrados 392 casos de influenza em todo o país, com 62 mortes / Rodrigo Montaldi/Diário do Litoral

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) tem início hoje em toda a Baixada Santista. A vacina disponibilizada na rede pública protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B.

A gripe pode ser fatal, especialmente para os que estão nos grupos de risco, por isso a vacinação é importante.

“Milhares de pessoas morrem todos os anos por gripe, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas”, afirma o infectologista Evaldo Stanislau. “Qualquer vírus da gripe, inclusive os mais simples, pode matar”, complementa.

De acordo com o infectologista, a vacina é modificada todos os anos para atender todos os tipos de vírus, por isso deve ser aplicada mesmo por quem já se imunizou no último ano.

“Muita gente diz que tomou a vacina e pegou gripe, por isso não quer se vacinar novamente, mas trata-se de uma gripe mais simples, que não vai matar. O objetivo da vacina é evitar a morte e não a gripe”, explica Stanislau.

A ação acontece na fase ‘pré-influenza’, que costuma ter picos nas estações do outono e do inverno. A dose é voltada para crianças de 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos. A meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 90% desse público-alvo seja coberto pela imunização.

Há ainda a recomendação que povos indígenas, professores, doentes crônicos, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional se vacinem. No entanto, para estes grupos, não há metas de vacinação.

Segundo Ministério da Saúde, até o último dia 14, foram registrados 392 casos de influenza em todo o país, com 62 mortes. Do total, 190 casos e 33 óbitos foram por H1N1, e 93 casos e 15 óbitos por H3N2. Ainda foram registrados 62 casos e 6 óbitos por influenza B e outros 47 casos e 8 óbitos por influenza A não subtipada.

Na região, a morte de uma moradora de Cubatão está sendo investigada como suspeita de ter sido causada por influenza. O caso aconteceu na madrugada do dia 14 de abril e acometeu uma mulher de 33 anos, que chegou a ser atendida em um hospital particular em Cubatão com febre, tosse, desconforto respiratório, dispneia e dores torácicas. O óbito aconteceu em um hospital particular de Santos e está sendo examinado pelo Instituto Adolfo Lutz.

“A população deve incorporar o hábito de se vacinar, independente do que estão ouvindo sobre o assunto. É a vacina que evita as mortes”, reitera Stanislau.

Além da vacina, outra precaução importante, segundo o infectologista, é lavar as mãos com frequência e não levá-las ao nariz ou a boca.

A vacina só é contraindicada para alérgicos ao ovo e crianças menores de seis meses de idade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter