Campanha 'Baixada Santista pela Vida' arrecada doações; Saiba como ajudar

Ação busca recursos para as comunidades carentes; Meta inicial será assistir mil famílias da região

Comentar
Compartilhar
13 ABR 2020Por Da Reportagem19h20
Frente Baixada Santista surgiu após uma articulação entre quatro organizações da sociedade civil atuantes na região: Arte no Dique, Fórum da Cidadania de Santos, Instituto Elos e Instituto ProcomumFoto: Divulgação

Um conjunto de organizações da sociedade civil da Baixada Santista lançou, na última sexta-feira (10), a Campanha Baixada Santista pela Vida. Nas primeiras semanas, a campanha pretende dar assistência a 1000 famílias e mais de 20 comunidades em várias cidades da Baixada Santista, podendo dobrar nas próximas semanas a depender do apoio recebido.

“Por meio da campanha #baixadapelavida pretendemos apoiar moradores de cortiços, palafitas, favelas e outros tipos de sub habitações; trabalhadores desempregados ou submetidos ao trabalho informal; idosos, especialmente sozinhos ou em casas de repouso”, diz o manifesto da Frente Baixada Santista pela Vida, responsável pela ação. 

Com os recursos arrecadados, a campanha vai doar alimentação e kits de higiene para famílias, um coletivo de makers da Baixada Santista que está fabricando máscaras de proteção para profissionais da saúde e lideranças comunitárias e microempreendedores periféricos.  Qualquer um pode participar: para doar basta acessar o link baixadapelavida.org. Na página é possível doar valores para compra de cestas básicas, kits de higiene e até mesmo apadrinhar uma família.

A Frente Baixada Santista surgiu após uma articulação entre quatro organizações da sociedade civil atuantes na região: Arte no Dique, Fórum da Cidadania de Santos, Instituto Elos e Instituto Procomum, atentos à importância de criar um fundo solidário para combater o impacto da pandemia de Covid-19, especialmente nas comunidades periféricas.

A Frente já organizou dois encontros virtuais com a presença de outras organizações, indivíduos e movimentos que também se integraram à tarefa, como: Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Fundo de Defesa e Ação e Economia de Francisco; Fórum Regional de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista e Vale do Ribeira; Fórum Social Permanente da Baixada Santista; UNEGRO União de Negros pela Igualdade; CNTU conferência; São Paulo Suas; Fórum da Cidadania do Guarujá; Associação de Combate aos Poluentes; ONG Concidadania; Fórum Municipal da Criança e do Adolescente - FSBS; Fórum EcoSol BS; Protagonismo Cidadão; Redes Socioambientais da Baixada; Instituto Arte no Dique; Pastoral Povo da Rua - Igreja Católica; Settaport; Fórum Social de Santos, Pastoral do Menor, entre outras.

Como participar?

Entre no site baixadapelavida.org e doe. Também é possível participar como voluntário de algum dos grupos de trabalho ou ajudando a promover e divulgar as ações da Frente. Se você gostaria de receber as campanhas que a Frente vai lançar para poder divulgar, entre em contato com alguma das organizações organizadoras. 

lab.procomum.org
institutoelos.org
https://www.artenodique.com.br/
https://forumdacidadania.org.br/

hashtags: #baixadapelavida 
#sociedadecontraocorona

Site da Frente: baixadapelavida.org