X

Cotidiano

Caminhoneiros devem ganhar novo prazo para deixar estacionamento

Prefeitura de Santos vai solicitar ao Poder Judiciário mais 30 dias para categoria deixar o local

Caroline Souza

Publicado em 21/02/2019 às 19:22

Atualizado em 21/02/2019 às 19:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Paulo Alexandre Barbosa se reuniu com líderes dos caminhoneiros na tarde de ontem / Nair Bueno/DL

A Prefeitura de Santos vai pedir ao Poder Judiciário mais trinta dias para a desocupação dos caminhoneiros do estacionamento localizado no bairro Bom Retiro. Essa foi a solução temporária encontrada, após reunião entre o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e os líderes dos caminhoneiros, na tarde desta quinta-feira (21).

No encontro, também foi marcada uma reunião com a autoridade portuária, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para o próximo dia 27. O prefeito se comprometeu a comparecer para, junto com os caminhoneiros, cobrar uma solução definitiva.

“É inadmissível que o maior Porto da América Latina não tenha uma infraestrutura adequada para receber os caminhões e os profissionais, que precisam de mínimas condições de dignidade, como banheiros e local para descansar”, ­declarou o prefeito.

Barbosa esclareceu ainda que a responsabilidade é da autoridade portuária e que a Administração Municipal não tem áreas para ceder. “Tem várias áreas da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na Cidade, sob ­responsabilidade do Governo Federal”, explicou. “O pleito é que, de forma emergencial, o Governo possa resolver essa questão com a cessão de uma dessas áreas da SPU”.

O presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Alexsandro Viviani, classificou a reunião como ‘muito produtiva’. “Viemos chamar a atenção da Prefeitura para o problema e conseguimos. Pedimos uma área, como ele (prefeito) não tem, se prontificou a ir com a gente até a Codesp”, declarou.

Prefeito e caminhoneiros acreditam que o local conhecido como ‘Retão da Alemoa’, na Avenida Augusto Barata, é a solução definitiva para abrigar o estacionamento. “O Retão da Alemoa é o único lugar que enxergamos como solução, porque tem capacidade para mil caminhões e vai amenizar o problema de déficit de vagas em 70%, 80%”, finalizou Viviani.

O encontro com a Codesp está marcado para às 9 horas do dia 27 de fevereiro.

Desapropriação

O terreno do Bom Retiro será utilizado para a construção da ponte de ligação entre os bairros Bom Retiro e São Manoel, que também ligará a Zona Noroeste à Rodovia Anchieta. A empresa já foi contratada e as obras serão iniciadas em breve, por isso a necessidade de ­desapropriação.

Na semana passada, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa esteve reunido com o ministro da Infraestrutura e solicitou o estudo urgente de um pátio estruturado para estacionamento de caminhões no porto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter