Cotidiano

Caminhões ficarão em 2 filas na Cônego Domênico Rangoni

No acostamento, os caminhões a granel. Do outro lado, os caminhões carregando contêiner

Publicado em 21/03/2013 às 13:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Uma reunião na manhã desta quarta-feira (20), realizada pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, deliberou ações para solucionar os problemas causados pelos grandes congestionamentos na Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Entre elas está a formação de duas filas na rodovia a partir do próximo domingo, dia 24, separando os caminhões que transportam contêiner dos que transportam grãos, usando o acostamento para a fila de veículos a granel e deixando uma faixa liberada para o tráfego de veículos.

O conselho continuará debatendo o assunto em uma reunião extraordinária, marcada para a manhã de hoje, com a participação de todos os terminais da Margem Esquerda (lado de Guarujá) do Porto de Santos. “Foram chamados todos os terminais do lado de Guarujá, onde existe uma concentração de problemas. Já no lado de Santos, o problema está equacionado. Todos os terminais operando, os veículos nas respectivas posições e dando andamento normal às operações”, explica o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Ferreira Barco.

Já para o presidente do CAP, Bechara Abdalla Pestana Neves, as ações não solucionam o problema de forma definitiva, mas é importante e emergencial para que a situação seja controlada. “Durante a reunião, identificamos os terminais que estão fazendo agendamento na margem esquerda e, entre eles, encontramos um que não vem cumprindo esse agendamento”, afirma. O presidente explica ainda que este terminal não tem contrato com a Codesp, já que foi licenciado diretamente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Mesmo assim, nós temos como obrigá-los a se enquadrar no agendamento”, garante Bechara.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Encontro reuniu representantes do CAP, da Codesp, da Ecovias e das prefeituras de Santos, Guarujá e Cubatão (Foto: Luiz Torres/ DL)

Outras providências

Além de separar as filas de contêineres e grãos, a reunião de ontem do CAP deliberou também sobre uma área de 150 mil metros quadrados, no ‘retão’ da Alemoa, para ser usada como estacionamento de caminhões. “Já tivemos o pronunciamento preliminar dos órgãos licenciadores para avançarmos no procedimento de ocupação da área”, confirma Bechara.

O presidente do CAP explica ainda que um projeto está em desenvolvimento pela autoridade portuária para a organização e ocupação desta área. “Nós vamos cobrar da Codesp que este projeto seja apresentado na próxima reunião”, garante. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, pela manhã.

Outra questão tratada na reunião foi a entrega do elevado que está sendo construído na perimetral na Margem Esquerda. “Segundo a Codesp, essa obra deve ser concluída no final de abril, se o tempo continuar bom, sem chuvas”, completa. Além disso, o CAP pediu, com urgência, que a Prefeitura de Guarujá apresente um estudo, com participação da Ecovias, para que seja construído um novo acesso à Avenida Santos Dumont.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software