Os idosos precisam fortalecer a musculatura para evitar acidentes / Pixabay
Continua depois da publicidade
É comum ouvir que pessoas tiveram mudanças significativas no corpo e na saúde após adicionar caminhadas à rotina, principalmente por ser uma prática segura e acessível. No entanto, especialistas recomendam outro exercício físico para indivíduos acima de 60 anos.
Segundo um estudo da Universidade de Copenhague, publicado no American Journal of Physiology, o treinamento de força é essencial para a qualidade de vida dos idosos, visto que a musculatura e a ossatura enfraquecem com o tempo, especialmente nas mulheres após a menopausa.
Continua depois da publicidade
O treinamento com pesos pode fortalecer as conexões entre nervos e músculos, algo que protegerá os neurônios motores da medula espinhal, sendo importante para o funcionamento adequado do corpo humano.
"Até agora, os pesquisadores não haviam conseguido demonstrar que o treinamento com pesos pode fortalecer a conexão entre neurônios motores e músculos. Nosso estudo é o primeiro a apresentar descobertas que sugerem que esse é realmente o caso", revelou Casper Søndenbroe , um dos pesquisadores do estudo inédito.
Continua depois da publicidade
Apesar da sugestão, as caminhadas continuam sendo importantes para a manutenção do corpo e para a mante de idosos, ainda mais atreladas aos treinos de força.
Entretanto, serão benéficas se forem executadas da maneira correta, ou seja: com os braços balançando suavemente e sem tensão, com a cabeça erguida e olhar reto, e com a postura (pescoço, costas e ombros) totalmente livre de tensão.
Confira abaixo uma série de exercícios para condicionamento físico, conforme o canal Libbs.
Continua depois da publicidade