As atividades ensinam a preparar receitas saudáveis, econômicas e acessíveis, utilizando alimentos in natura ou minimamente processados / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
O Projeto Caminhão Sabor e Renda, iniciativa da Prefeitura de Guarujá, está de volta às ruas com uma agenda de oficinas culinárias que unem teoria e prática em Educação Alimentar e Nutricional (Ean).
A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Segan), tem como objetivo incentivar hábitos alimentares saudáveis, reduzir o desperdício e fortalecer a sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Especialistas já fizeram alerta de que a alimentação é chave para qualidade de vida na velhice.
As atividades ensinam a preparar receitas saudáveis, econômicas e acessíveis, utilizando alimentos in natura ou minimamente processados. O destaque é para o aproveitamento integral dos ingredientes — cascas, talos e folhas — que muitas vezes são descartados, mas podem ser transformados em pratos nutritivos.
Continua depois da publicidade
Além disso, os participantes aprendem sobre boas práticas de manipulação e recebem orientações nutricionais baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira.
'O Caminhão Sabor e Renda é uma ferramenta de transformação social, pois além de ensinar receitas econômicas e nutritivas, mostra como é possível evitar o desperdício e melhorar a qualidade da alimentação das famílias', explica o diretor da Segan.
Ao final de cada oficina, há degustação coletiva, permitindo que todos conheçam os sabores e texturas resultantes do aproveitamento integral dos alimentos.
Continua depois da publicidade
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento e Assistência Social ressaltou a importância da iniciativa:
'O trabalho desenvolvido pelo Caminhão Sabor e Renda é fundamental para garantir a segurança alimentar e incentivar hábitos alimentares saudáveis. Promover o aproveitamento integral dos alimentos não só reduz o desperdício, mas também fortalece a qualidade de vida e a sustentabilidade'.
O projeto é fruto de uma conquista do Município junto ao Governo Federal, por meio de recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) do Programa Bolsa Família, que garantiram a estrutura necessária para a execução das ações.
Continua depois da publicidade
25/08 – 14h – CRAS Santa Rosa – Rua Azuil Loureiro, 1020 – Santa Rosa
03/09 – 14h – CRAS Morrinhos – Rua Manoel Vicente Brito, s/n – Morrinhos III
17/09 – 14h – CRAS Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 – Balneário Cidade Atlântica – Enseada
22/09 – 14h – Idosos atendidos no CATI (SEGAN)
30/09 – 14h – Feira da Cidadania (SEGAN) – Rua Washington, 700 – Centro