Continua depois da publicidade
O Forte dos Andradas, construção de 1934, é uma área militar que conta um pouco da história de Guarujá. Localizado na ponta de Monduba, ao sul da Ilha de Santo Amaro, possui uma trilha de 2.500 metros de subida que segue até um túnel com 150 metros, escavado na rocha, onde podem ser vistos canhões, em meio à Mata Atlântica. É neste cenário que acontece a Caminhada Ecológica, já tradicional no Município, realizada pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea com o apoio da Prefeitura de Guarujá.
Aberta a todos, a atividade acontece neste domingo (24), a partir das 8 horas. A concentração será às 8h45, na Praia do Monduba, interior do Forte dos Andradas. A atividade está prevista para às 9 horas, após aquecimento dos participantes, promovido por uma equipe da Secretaria de Esportes.
Continua depois da publicidade
Serão cerca de 4 km de passeio, desde a orla da praia até o Sítio Histórico do Forte dos Andradas. A arquitetura, as obras de arte da engenharia militar, a extensa área de Mata Atlântica nativa ainda preservada e uma vista privilegiada da natureza fazem da caminhada não apenas uma atividade física, mas também histórica.
Continua depois da publicidade
Ao longo do trajeto, os participantes terão acesso a uma programação cultural feita especialmente para a ocasião. As crianças serão encaminhadas para atividades que envolverão contação de histórias e diversos brinquedos. A caminhada contará com algumas paradas para que os participantes possam usufruir da programação preparada.
Na primeira parada, haverá uma apresentação de hip Rop. Em seguida, os participantes apreciarão a vista da praia no Mirante do General. Na terceira parada, os caminhantes terão a oportunidade de aferir pressão com uma equipe da Secretaria de Saúde. Uma camerata de violões ao lado dos canhões existentes no Forte será a atração da quarta parada. Todo o trajeto será acompanhado por orientadores da Secretaria de Meio Ambiente que farão esclarecimentos a respeito do local. A apresentação da Banda Musical da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea encerra a atividade.
A solidariedade também fará parte da Caminhada Ecológica. Os participantes devem entregar no dia do passeio 1 kg de alimento não perecível, que será doado para uma entidade carente do Guarujá, atendida pelo Fundo Social de Solidariedade do Município.
Continua depois da publicidade