A artista visual Camila Bernardo, conhecida no meio artístico como Mila, inaugura nesta quinta-feira (6), às 18h30, a exposição "Inventário: o tempo nas coisas", na G.Galeria, em Santos. / Divulgação
Continua depois da publicidade
A artista visual Camila Bernardo, conhecida no meio artístico como Mila, inaugura nesta quinta-feira (6), às 18h30, a exposição “Inventário: o tempo nas coisas”, na G.Galeria, em Santos.
A mostra, a maior individual da artista até hoje, reúne 47 obras inéditas, resultado de três meses de imersão criativa, em que Mila revela a maturidade de mais de uma década de pesquisa e experimentação. A visitação é gratuita e segue até 6 de dezembro, de quarta a sábado.
Continua depois da publicidade
Com curadoria de Felipe Landahl, a exposição convida o público a refletir sobre o tempo e o ciclo dos objetos. Mila transforma materiais descartados, como carteiras escolares, teclados infantis, livros e lápis partidos — em obras que transitam entre pintura, colagem, instalação e assemblage, transformando memórias em novas formas de expressão.
Um dos destaques é uma instalação na fachada da galeria, onde a artista recria um relógio antigo de mais de 1,20 metro e se coloca no centro do mecanismo, simbolizando a passagem do tempo e o ciclo da vida.
Continua depois da publicidade
“Eles apenas passam pela gente e seguem sua jornada, ganhando novas histórias”, define Mila sobre o conceito da mostra.
A vernissage marca o início da programação de fim de ano da G.Galeria e promete movimentar o circuito artístico regional. O evento reunirá artistas, colecionadores e amantes da arte, em uma noite com DJ, chope e vinhos.
No texto curatorial, Felipe Landahl descreve “Inventário: o tempo nas coisas” como “uma escavação poética que vasculha os resíduos da vida cotidiana para revelar, entre objetos desgastados e vestígios de infância, as camadas invisíveis do tempo”.
Continua depois da publicidade
“O tempo, aqui, não é só deterioração: é presença e reinvenção”, escreve o curador. “Cada obra carrega o peso de um antes e a promessa de um depois.”
Durante o período da exposição, o público poderá participar de atividades especiais e ações educativas:
Natural de Santos (SP) e residente no Guarujá, Camila Bernardo (Mila) constrói sua trajetória a partir do reaproveitamento de materiais descartados, explorando a relação entre o humano e os objetos e as marcas deixadas pelo tempo.
Continua depois da publicidade
Em 2025, conquistou o primeiro lugar no concurso de pôster do 41º Chicago Latin Film Festival e recebeu menção especial no CREA Veneza. Já expôs em países como Estados Unidos e Japão, com participações em mostras como Embracing Our Differences (EUA), Bound and Unbound VIII (University of South Dakota) e Passing Glows (Warinomoto Gallery, Japão).
Entre suas mostras individuais anteriores, destacam-se Devaneios Literários (Prefeitura de Santos, 2021), Portas / Doors (14ª Conferência de Cidades Criativas da UNESCO, 2022) e Mila (Futrica Economia Criativa, 2025).
Mila também integra publicações internacionais, como o livro The Social Art Award 2025 (Better World Foundation) e o projeto The Power of She, da Women in Arts Network, que celebra o protagonismo feminino nas artes visuais.
Continua depois da publicidade
Exposição: Inventário: o tempo nas coisas – Camila Bernardo
Local: G.Galeria – Rua Almeida de Moraes, 47, Santos – SP
Abertura: 6 de novembro, das 18h30 às 22h30 (aberta ao público)
Visitação: 7 de novembro a 6 de dezembro
Horários: Quarta a sexta, das 14h às 18h | Sábado, das 11h às 18h30
Entrada gratuita
Instagram: @camilabernardo
| @g.artegaleria