X

Cotidiano

Câmara derruba aumento do IPTU em Bertioga

O presidente da Câmara, vereador Ney Lyra (PSDB), confirmou que, em 2018, os bertioguenses pagarão somente 2,7% de reajuste sobre os valores atuais dos carnês

Da Reportagem

Publicado em 30/12/2017 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Câmara derrubou o aumento do IPTU em Bertioga / Divulgação

As manifestações contrárias via redes sociais e a fragilidade jurídica da proposta foram os principais motivos para a Comissão de Análise Jurídica da Câmara de Bertioga ter, ontem de manhã, derrubado o projeto de lei, proposto do prefeito Caio Matheus (PSDB), que permitiria a aplicação de um reajuste de até 50% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Ontem, por telefone, o presidente da Câmara, vereador Ney Lyra (PSDB), confirmou que, em 2018, os bertioguenses pagarão somente 2,7% de reajuste sobre os valores atuais dos carnês, visto que não há tempo legal para o Executivo enviar nova proposta à Casa. “Eu até queria que o projeto fosse enviado ao plenário, mas a comissão arquivou a proposta, que poderá ser reapresentada ano que vem, permitindo, se aprovada, um possível aumento somente em 2019”, disse Lyra.   

A Comissão é formada pelos vereadores Eduardo Pereira (SD - presidente); Arnaldo Júnior (PV - vice-presidente) e Matheus Rodrigues (DEM – membro). O projeto nem sequer foi apreciado em plenário. Ele foi enviado à Câmara no último dia 11 e causou muita dúvida entre os vereadores. A proposta iria garantir, segundo informações, um aumento na arrecadação de aproximadamente R$ 90 milhões, com a nova edição da planta genérica de valores e a definição de uma nova forma de apuração do valor venal dos imóveis do município para fins fiscais.  

Em mensagem enviada à Câmara, o prefeito informava que o projeto foi elaborado com rigor e técnicas aplicáveis às avaliações imobiliárias e que a atual planta genérica foi promulgada em novembro de 1999 (há 18 anos).

“Nesse período, a população do município mais do que duplicou, inúmeras modificações urbanas ocorreram, foram realizadas intervenções que aumentaram o fluxo de pessoas que circulam na região, gerando demandas em todas as áreas de atuação da administração pública, mas os impostos não sofreram atualização”, justifica Matheus, que alegava ainda que, sem o reajuste, ficaria difícil para a Prefeitura promover investimentos, sendo obrigada a depender de transferências estaduais e federais, além de recorrer a financiamentos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter