Cotidiano

Câmara de Peruíbe vota projeto para liberar rodeios na Cidade

Vereador Fábio Mariano (PL), defensor da lei dos CACs, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo apoio à proposta

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 14/10/2025 às 14:31

Atualizado em 14/10/2025 às 14:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Votação do PL 184/2025 está marcada para esta quarta-feira (15), e promete acirrar os ânimos na Câmara Municipal / Freepik

Continua depois da publicidade

Nem bem esfriou a história da lei para homenagear os CACs (colecionador, atirador e caçador), que deu uma polêmica danada em Peruíbe, a Câmara Municipal volta ao centro das discussões ao pautar um projeto de lei que pode liberar rodeios na cidade. A proposta já provoca protestos nas redes sociais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A votação do PL 184/2025 está marcada para esta quarta-feira (15), a partir das 18h, e promete acirrar os ânimos na Câmara Municipal.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Perigo! Montão de lagartas venenosas é fotografado nas matas de Peruíbe; VÍDEO

• Peruíbe cria lei para caçadores e município pode perder título de Cidade das Aves

O vereador Fábio Mariano (PL), defensor da lei dos CACs, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo apoio à proposta. No vídeo, ele afirma:

“Alô, galera do chapéu! Chegou a hora de mostrar nossa força! Na próxima quarta-feira, dia 15 de outubro, vai para votação o projeto de lei 184/2025, que libera o rodeio aqui em Peruíbe! Esse é um projeto que defende a nossa cultura e as tradições que fazem parte da nossa história. Quero convidar todos os amantes do rodeio para estarem com a gente na Câmara Municipal, para dar aquela força e mostrar que o rodeio é cultura, é família e é respeito”, disse o vereador.

Continua depois da publicidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mari Polachini, presidente do Combem, afirmou que os conselheiros, protetores de animais e a maioria dos moradores com quem conversou estão consternados. Para ela, o projeto representa “mais um ataque aos animais da cidade”. 

Ainda segundo Mari, o rodeio é uma atividade que causa dor e sofrimento e não pode ser considerada esporte ou diversão.

“Alegar que faz parte da cultura de nossa cidade foge completamente da realidade, pois os rodeios têm sua raiz em regiões agropecuárias — o que não é o nosso caso.
Ao contrário, o que caracteriza Peruíbe é ser rodeada de áreas de preservação ambiental, destacando-se como destino de turismo ecológico. Além disso, somos a primeira Cidade das Aves do Brasil, atraindo turistas do mundo inteiro para a observação de aves", disse.

Continua depois da publicidade

A presidente do Combem ainda afirmou que a "população é conectada às questões ambientais, pratica o respeito à natureza e o amor aos animais. Enfim, o que vemos é uma Câmara desconectada das reais demandas do município e legislando em causa própria, com interesses econômicos”, disse ela.

Um abaixo-assinado online intitulado “Contra o Rodeio e contra o PL 184/25” reúne assinaturas contra o projeto: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/camara_municipal_de_peruibe_contra_o_rodeio_contra_o_pl_184_25/

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software