Câmara de Guarujá julga contas de 2012 de Maria Antonieta

A ex-prefeita teve as contas de 2010 e 2011 rejeitadas pela Casa, sempre com ampla maioria dos parlamentares

Comentar
Compartilhar
09 MAI 2017Por Da Reportagem11h01
Os vereadores julgarão hoje as contas de 2012, que também deverão ser reprovadas como as anterioresFoto: Divulgação

A Câmara de Guarujá julga hoje as contas do ano de 2012 da ex-prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB). A decisão deve seguir as anteriores. Antonieta teve as contas de 2010 e 2011 rejeitadas pela Casa, sempre com ampla maioria dos parlamentares. Ambas tinham sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Na última votação (contas de 2011), os vereadores Luciano de Moraes Rocha, o Tody, e Joel Agostinho de Jesus, do partido da ex-prefeita, foram os únicos que votaram a seu favor. A vereadora Andressa Sales (PSB) não compareceu à votação e o presidente da Casa, vereador Edilson Dias (PT) só vota em caso de empate.

Após a decisão, a Câmara prepara e expede o decreto legislativo de reprovação de contas, que é encaminhado para o TCE-SP e, posteriormente, para o Tribunal Regional Eleitoral SP (TRE).

Vale lembrar que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2016, compete às câmaras de vereadores, por maioria de dois terços dos votos, o julgamento definitivo das contas públicas dos prefeitos, limitando-se à assessoria técnica a função dos conselhos ou tribunais de contas respectivos. Com isso, os prefeitos com contas rejeitadas tornam-se inelegíveis s com base na Lei da Ficha Limpa.