X

Cotidiano

Câmara de Guarujá analisará fim do voto secreto

O regimento do Legislativo prevê votação secreta em casos de análise de perda de mandato, escolha da mesa diretora, vetos do Executivo e concessão de títulos de cidadão

Da Reportagem

Publicado em 12/05/2017 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Câmara de Guarujá analisará o fim do voto secreto / Arquivo/DL

Os vereadores da Câmara Municipal de  Guarujá vão analisar na próxima terça-feira (16), em primeiro turno, a Proposta de Emenda a Lei Orgânica 002/2017, que extingue o voto secreto nas deliberações feitas em plenário.

Atualmente, o regimento interno do Legislativo guarujaense prevê votação secreta em casos de análise de perda de mandato, escolha da mesa diretora, vetos do Executivo e concessão de títulos de cidadão.

Segundo explica o Legislativo, caso a propositura seja aprovada pelos vereadores, todas as votações passarão a ser abertas e públicas, sem exceções.

Trâmite

Ainda de acordo com informações da Câmara, a matéria já está tramitando nas comissões da Casa desde o mês de janeiro e foi pautada para a ordem do dia da próxima sessão ordinária.

Votação em dois turnos

Por se tratar de proposta que altera a Lei Orgânica do Município, serão necessárias duas votações, com a aprovação de dois terços dos 17 vereadores, em ambas. A segunda votação está prevista para o dia o próximo 30 deste mês no plenário do Legislativo.

Transparência

O texto é de autoria do vereador Edilson Dias (PT), que é presidente da Câmara.

O vereador apresentou a proposta sob o argumento da necessidade de garantir maior transparência nos atos legislativos. “A população clama por isso. O princípio da transparência deve ser o norteador do nosso trabalho”, enfatiza Edilson Dias.

Congresso Nacional

Na fundamentação da proposta, Edilson Dias também lembra que medida análoga já foi adotada pelo Congresso Nacional, ainda em 2013. Desde então, só foram mantidas as votações sigilosas para casos de eleições de mesas diretoras e escolhas de autoridades do STF, PGR e dirigentes de agências reguladoras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter