Cotidiano
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica fim de semana 'fervendo', com termômetros na casa dos 41ºC no domingo (11)
Praia lotada, calor extremo e mar agitado devem dar o tom ao fim de semana no litoral de SP / Imagem ilustrativa gerada por IA/DL
Continua depois da publicidade
Se você planeja descer a serra neste fim de semana, prepare o protetor solar e redobre a atenção na água. Dados atualizados nesta quarta-feira (07) pelo Climatempo e pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirmam uma virada no tempo: a chuva contínua da ZCAS vai embora, dando lugar a um forte aquecimento pré-frontal que deve elevar as temperaturas acima dos 40°C.
No entanto, o sol brilhando esconde um risco. A formação de um ciclone extratropical na altura do Rio Grande do Sul, embora longe de São Paulo, terá força suficiente para mudar a dinâmica das marés no litoral paulista, gerando o fenômeno conhecido como swell (ondulação) a partir de sexta-feira (09).
Continua depois da publicidade
Diferente do que modelos anteriores sugeriam, a frente fria não chegará com força a São Paulo neste domingo (11). O que ocorrerá é o efeito contrário: o ciclone no Sul do país "suga" os ventos do Norte em direção ao oceano, passando por São Paulo. Esses ventos são quentes e comprimem o ar, fazendo a temperatura disparar.
Para o litoral (de Santos a Ubatuba), a previsão é de termômetros subindo gradativamente. O auge deve ocorrer no domingo, com máximas podendo tocar os 41°C e a sensação térmica alcançar a casa dos 45 ºC.
Continua depois da publicidade
O mesmo sistema que empurra o calor, agita o oceano. Ventos fortes em alto-mar geram ondas com muita energia que viajam até a costa do Sudeste.
Mesmo com o céu azul, o mar deve apresentar condições de ressaca entre a noite de sexta e o domingo. As ondas podem chegar a 2,5 metros em áreas expostas. Para o banhista desavisado, o risco maior são as correntes de retorno aquelas "valas" que puxam para o fundo , que ficam muito mais intensas nessas condições. A recomendação da Defesa Civil é evitar banhos em áreas afastadas dos postos de guarda-vidas.
Com o calor intenso e a umidade vinda do mar, volta a dinâmica clássica de verão, diferente da chuva monótona dos últimos dias. A previsão indica sol na maior parte do dia, com aumento de nuvens e pancadas de chuva fortes e isoladas nos finais de tarde (típicas entre 16h e 19h).
Continua depois da publicidade
Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento pontuais, mas costumam ser passageiras. O motorista deve ficar atento a pontos de alagamento momentâneos nas áreas urbanas da Baixada Santista e Grande São Paulo.