Cotidiano

Calorão de quase 40°C domina o fim de semana na Baixada Santista; veja quando muda

Santos amanheceu com mais de 30°C e calor segue até domingo; Governo do Estado alerta prefeituras para temporais a partir de segunda

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 27/12/2025 às 08:40

Atualizado em 27/12/2025 às 08:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Termômetros da praia, em Santos, marcavam 30 graus às 7h deste sábado (27) / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

A Baixada Santista vive um fim de semana marcado por calor intenso, com temperaturas que já ultrapassaram 30°C em Santos nesta manhã e devem se manter elevadas até domingo, conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Climatempo e da Defesa Civil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O tempo firme e abafado favorece dias de praia, mas a partir de segunda-feira (29) a atmosfera muda, com possibilidade de instabilidades e retorno das chuvas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Onda de calor extrema aciona gabinete de crise e ameaça serviços em Ubatuba

• Santos cozinha com sensação de 41ºC e supera o Rio de Janeiro; litoral sofre com calor

• VÍDEO: Chuvas intensas provocam alagamentos e travam vias no litoral paulista

Fim de semana de calor e sensação térmica elevada

Segundo os serviços meteorológicos, o clima nos próximos dois dias deve ser de sol com poucas nuvens e baixa probabilidade de chuva, além de máximas entre 29°C e 31°C em Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

A sensação térmica pode ficar ainda mais alta, especialmente no início da tarde, devido à combinação de calor e alta umidade típica do litoral paulista.

Continua depois da publicidade

O alerta do INMET aponta para onda de calor e temperaturas acima da média histórica para esta época do ano, o que reforça o desconforto térmico e a necessidade de cuidados especiais com a hidratação e exposição solar.

Veja também: SP: Governo se une a municípios para plano de contenção de danos causados pelas chuvas

Alerta à população e cuidados nas praias

Com o calor forte e clima propício para aglomerações nas praias, especialistas e órgãos públicos recomendam o uso de protetor solar, ingestão frequente de água e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou cardiovasculares.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil orienta a população a evitar esforços físicos intensos nos momentos de maior calor, principalmente entre 10h e 16h.

Previsão de temporais

Além do calor, o Governo do Estado de São Paulo reuniu, na última sexta-feira (26), prefeitos da Baixada Santista e concessionárias para alinhar estratégias preventivas frente à previsão de chuvas fortes e temporais no litoral paulista, dentro da operação SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026.

O encontro contou com representantes de várias cidades da região e teve como objetivo reforçar o monitoramento, comunicação e resposta rápida a eventos climáticos extremos, incluindo a possibilidade de rajadas de vento e chuvas mais intensas nos próximos dias. 

Continua depois da publicidade

Em Praia Grande, por exemplo, a reunião também definiu a instalação de um gabinete de crise para coordenar ações preventivas e reduzir potenciais danos relacionados às chuvas durante a semana do Réveillon. 

Veja também: A chuva atrapalhou a ida à praia? Veja outras opções de lazer no litoral brasileiro

Virada no tempo a partir de segunda-feira

A previsão estendida indica que, a partir de segunda-feira, o padrão meteorológico deve sofrer alteração, com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva, típicas do verão.

Continua depois da publicidade

Essa mudança ocorre pela aproximação de sistemas de instabilidade e possíveis frentes frias, que devem atuar sobre o litoral paulista nos primeiros dias da semana.

Meteorologistas destacam que, ainda que as temperaturas continuem acima da média, a sensação térmica pode diminuir nos períodos de chuva, oferecendo um breve alívio após os dias de calor extremo.

A Defesa Civil e os serviços meteorológicos recomendam que a população acompanhe os boletins atualizados, especialmente se houver alertas de chuva forte ou temporais na região.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software