Saiba quais medidas estão sendo tomadas para normalizar o fornecimento / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
A Sabesp informa que as intermitências no abastecimento de água em Santos e São Vicente decorrem de um cenário atípico de temperaturas elevadas e ao expressivo aumento do consumo, que pode chegar a até 50% acima da média, causando oscilações no fornecimento de água, o que exige ajustes operacionais.
O aumento ocorre em um contexto de mudanças climáticas, que fizeram com que 2025 registrasse um dos menores índices de chuvas dos últimos anos, intensificando os desafios para a gestão dos recursos hídricos.
Continua depois da publicidade
Como ação preventiva, a Sabesp reforçou o abastecimento, inclusive com apoio de caminhões-pipa na região, contribuindo para a recuperação gradual e controlada dos serviços.
A recuperação do abastecimento em períodos de alto consumo ocorre, em geral, durante o período noturno, quando a demanda diminui. Ainda assim, a colaboração da população é fundamental para garantir a regularidade do fornecimento.
Continua depois da publicidade
Leia também, Bertioga tem falta de água
A Sabesp está atuando com todas as equipes, recursos e medidas possíveis para manter o abastecimento à população e agradece a compreensão de todos.
Continua depois da publicidade
A companhia reforça a importância do uso consciente da água neste momento em que a região recebe milhares de turistas e destaca que imóveis com reservação adequada tendem a sentir menos os efeitos das intermitências.
A recomendação é que se evite desperdícios como lavar carros e calçadas, encher piscinas ou utilizar água para fins não essenciais. A orientação é priorizar atividades básicas, como alimentação e higiene pessoal.
A forte onda de calor e o expressivo aumento no consumo de água, que pode chegar a 50% acima da média, estão causando intermitências no abastecimento em Santos e São Vicente.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Sabesp, o cenário atípico provoca oscilações no sistema, exigindo ajustes operacionais para normalizar o fornecimento.
A situação se agrava no contexto da crise climática: 2025 registrou um dos menores volumes de chuva dos últimos anos, pressionando ainda mais os recursos hídricos da região. Como medida emergencial, a companhia está reforçando o abastecimento com o apoio de caminhões-pipa para tentar garantir a recuperação gradual dos serviços.
A Sabesp explica que, durante picos de consumo, a normalização costuma ocorrer à noite, quando a demanda cai. A empresa pede a colaboração da população para evitar desperdícios e garantir maior regularidade.
Continua depois da publicidade
Com a chegada de milhares de turistas ao litoral, o consumo extra preocupa. A Sabesp alerta que imóveis com caixa-d'água em bom estado devem sofrer menos com as intermitências. Entre as recomendações para reduzir o impacto estão:
A Sabesp informa que mobilizou todas as equipes e recursos disponíveis para minimizar os transtornos e agradece a compreensão dos moradores. A previsão é de que o abastecimento se normalize gradualmente com a diminuição do calor e da ocupação turística.
Continua depois da publicidade