X

Cotidiano

Calado do Porto de Santos é elevado para 12,7 metros

O trecho 4 permanece com calado operacional em 11,2 no zero DHN. . A CODESP efetuou obra de dragagem emergencial em fevereiro em pontos críticos do Trecho 1

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/05/2014 às 20:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) estabeleceu nesta terça-feira, 20 de maio, o novo calado operacional a ser praticado no Porto de Santos em 12,7 metros ao zero DHN para os trechos 1, 2 e 3. O trecho 4 permanece com calado operacional em 11,2 no zero DHN.

O calado foi autorizado pela Capitania dos Portos de São Paulo, a partir de batimetria realizada em março de 2014. A CODESP efetuou obra de dragagem emergencial em fevereiro em pontos críticos do Trecho 1, utilizando uma sobra de contrato existente à época.

Em 21 de janeiro de 2014, o calado operacional desse trecho foi reduzido de 13,2 metros para 12,3 metros no zero DHN, após identificação de pontos de assoreamento intenso no Trecho 1.  Em função da alteração no calado do Trecho 1, os trechos 2 e 3 também tiveram suas profundidades reduzidas.

O calado do Porto de Santos foi elevado para 12,7 metros (Foto: Matheus Tagé/DL)

Nos meses de março e abril foram efetuadas novas intervenções em toda a extensão dos trechos 1 e 4. As batimetrias já foram protocoladas no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) que, após avaliação, encaminhará a proposta para homologação da Capitania dos Portos.

A expectativa da SEP e da CODESP é de que o calado operacional dos trechos 1,2 e 3 seja restabelecido em 13,2 metros no zero DHN a partir dessa nova batimetria, mesmo patamar em que se encontrava em janeiro de 2014.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter