Cotidiano

Caiçaras assumem gestão de parque no litoral de São Paulo

A Ilha do Cardoso é um dos mais antigos parques estaduais e abriga um importante trecho da Mata Atlântica onde vive uma comunidade caiçara desde o século 19

Da Reportagem

Publicado em 14/05/2024 às 13:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A parceria delega aos caiçaras o gerenciamento e operação por cinco anos (com direito a prorrogação) da visitação de um dos dois núcleos do parque estadual, o Núcleo Perequê / Divulgação/Prefeitura de Cananéia

Continua depois da publicidade

A comunidade tradicional da Ilha do Cardoso assinou, pela primeira vez, uma parceria público-comunitária com o governo de São Paulo que delega a operação da visitação do parque estadual homônimo aos moradores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Ilha do Cardoso é um dos mais antigos parques estaduais e abriga um importante trecho da Mata Atlântica onde vive uma comunidade caiçara desde o século 19.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 12ª Semana da Cultura Caiçara de Santos começa neste sábado (11)

• Semana da Cultura Caiçara leva 15 atrações a espaços culturais de Santos

• Vem aí a 11ª Semana da Cultura Caiçara de Santos

Quando souberam do anúncio da possível entrega da gestão do parque a uma iniciativa privada, os caiçaras se mobilizaram para garantir seu direito ao protocolo de consulta, abrindo caminho para uma parceria inédita.

A parceria delega aos caiçaras o gerenciamento e operação por cinco anos (com direito a prorrogação) da visitação de um dos dois núcleos do parque estadual, o Núcleo Perequê.

Continua depois da publicidade

A administração de serviços de hospedagem, manutenção de refeitórios, trilhas pedagógicas, lojas e centro de visitação está incluso nas obrigações da gestão. Além de apoiar os eventos técnico-cientifico realizados no parque.

A Fundação Florestal, criada em 2021, sinalizou a possibilidade de um convênio por meio de uma parceria público-comunitária, que foi comemorada pela associação.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software