Reportagem do Diário do Litoral participou do 'Café da Manhã às Cegas' promovido pela InvestSmart / Julia Macedo/DL
Continua depois da publicidade
Empresas de Santos, no litoral paulista, estão adotando um novo formato de evento corporativo que vai muito além do tradicional coffee break. Trata-se do “Café da Manhã às Cegas”, uma experiência sensorial criada pela empreendedora Vanessa Otero, da BB Vinhos, que tem como propósito fortalecer vínculos, estimular o autoconhecimento e gerar conexões autênticas entre profissionais.
A reportagem do Diário do Litoral participou de um dos cafés promovidos pela Vanessa. Realizado em ambiente intimista, o encontro - anfitriado pelo InvestSmart - começa com a recepção dos participantes com um café especial de caramelo e folhas de ouro.
Continua depois da publicidade
A dinâmica, guiada por uma mentora comportamental, convida os presentes - já vendados - a embarcar em uma jornada onde cada sabor (um líquido, um doce e um salgado) desperta memórias, emoções e reflexões. O paladar é o fio condutor de um mergulho interno, livre de julgamentos visuais, onde os sentidos e as conexões humanas são priorizados.
Todo o café é personalizado com as cores da empresa. Além disso, Vanessa pensa em cada detalhe para que a experiência seja valiosa e proposital. É perceptível que cada escolha tem uma intenção - nem sempre tão explícita - de integração entre os participantes.
Continua depois da publicidade
Gosta de um bom café da manhã ou aquele brunch diferenciado, confira a lista com os melhores lugares de Santos para um encontro corporativo ou entre amigas.
O projeto surge como resposta à crescente demanda por ações de engajamento corporativo mais humanizadas, capazes de ir além do discurso e gerar impacto real no ambiente de trabalho. Em vez de encontros formais, o “Café da Manhã às Cegas” propõe uma pausa significativa, onde o foco está em sentir, compartilhar e conectar.
“A proposta vai além da gastronomia. É uma ferramenta estratégica de relacionamento, bem-estar e desenvolvimento humano dentro das empresas”, explica Vanessa Otero, idealizadora do evento.
Continua depois da publicidade
A ausência da visão torna-se, paradoxalmente, um convite à clareza emocional e relacional. Ao eliminar estímulos visuais, os participantes se abrem a novos tipos de escuta, presença e empatia — o que favorece um ambiente mais colaborativo e integrado.
Empresários que já participaram da experiência relatam impactos profundos. É o caso de Juliana Lima, da InvestSmart, que promoveu um “Café da Manhã às Cegas” com um grupo de amigas empresárias. Para ela, a proposta vai muito além de um evento diferente:
“Aqui na InvestSmart, a gente sempre prioriza a boa experiência, seja nos resultados financeiros ou na vivência do nosso cliente. Quando a gente traz esses eventos, tentamos identificar as reais necessidades do nosso público. Estamos cansados das mesmas coisas. Quando temos uma experiência que motiva, saímos muito mais marcadas. E a BB Vinhos sempre, sempre identifica quais são as melhores experiências para os nossos clientes”, afirmou Juliana.
Continua depois da publicidade
Um dos diferenciais da experiência é a personalização total da vivência sensorial. Antes da realização do evento, são levantadas questões-chave junto à empresa contratante, como: "qual é a memória afetiva que se quer despertar?", "quem é o público participante?", "qual o objetivo da ação?" e "como é a rotina e cultura da empresa?".
A partir dessas informações, a equipe responsável cria um roteiro exclusivo, alinhando os sabores ao propósito da organização e ao perfil dos colaboradores. O resultado é um encontro único, capaz de refletir e reforçar a identidade e os valores da empresa.
Segundo Vanessa Otero e sua parceira de projeto, Naiany Scarpiti, o “Café da Manhã às Cegas” representa uma nova forma de investir em pessoas, com foco em experiências memoráveis e conexões reais. Em um cenário corporativo cada vez mais acelerado e automatizado, ações como essa resgatam o elemento humano que, muitas vezes, se perde na rotina profissional.
Continua depois da publicidade
O sucesso da iniciativa mostra que há espaço — e necessidade — para formatos mais criativos e significativos de integração nas empresas. Cada detalhe da experiência importa, inclusive os que não se veem.
Para empresas que buscam inovação em eventos corporativos, engajamento de equipes e atividades com propósito, o “Café da Manhã às Cegas” surge como uma poderosa alternativa.
Continua depois da publicidade