Consumidores que possuírem as cápsulas afetadas devem interromper o uso imediatamente / Freepik
Continua depois da publicidade
A empresa New Mexico Piñon Coffee, com sede em Albuquerque, nos Estados Unidos, anunciou o recall voluntário de 154 unidades de cápsulas de café, após uma falha de fabricação ser identificada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA).
De acordo com a agência reguladora, o problema ocorre quando a tinta da embalagem pode vazar ao entrar em contato com altas temperaturas, como as usadas em máquinas de café. A falha está relacionada à aplicação irregular da camada protetora na tampa das cápsulas, o que permite que a tinta, mesmo sendo segura para alimentos, se dissolva sob pressão e calor.
Continua depois da publicidade
Apesar do defeito, a FDA classificou o caso como “Classe III”, o nível mais baixo de risco, indicando que a exposição ao produto não deve causar efeitos adversos à saúde.
A empresa já iniciou a notificação de distribuidores e pontos de venda. Consumidores que possuírem as cápsulas afetadas devem interromper o uso imediatamente e entrar em contato com o fabricante ou com o local da compra para orientações sobre reembolso ou devolução.
Continua depois da publicidade
Este não é o único caso recente envolvendo café. Em março, a Massimo Zanetti Beverage USA recolheu cerca de 700 caixas de café moído em 15 estados americanos, após identificar que alguns lotes estavam rotulados incorretamente como descafeinados.
Em 11 de julho, a Danone US, fabricante de algumas das marcas de iogurte mais populares do país, anunciou o recall de todos os seus iogurtes YoCrunch.
O recall foi lançado após consumidores reclamarem de fragmentos de plástico encontrados nos recheios YoCrunch, que contêm ingredientes como Oreos e M&M's.
Continua depois da publicidade