Haverá a aquisição de novos equipamentos no auditório do térreo, licitação de uma cafeteria e livraria no mesmo piso e também para a Sala Plínio Marcos / Rodrigo Montaldi/DL
Continua depois da publicidade
Ainda sem recursos para o início das atividades, a Cadeia Velha de Santos abrirá as portas de forma parcial em agosto e sediará atividades de importantes festivais culturais entre os meses de setembro e novembro. No entanto, apenas o espaço físico do equipamento foi cedido pela Organização Social Poiesis para as atividades, uma vez que o imóvel não está em condições plenas de uso.
A informação foi repassada para integrantes de movimentos culturais e organizadores de festivais, em resposta aos requerimentos protocolados pela classe artística, solicitando o uso do espaço.
Continua depois da publicidade
“A iniciativa de abrir a Cadeia Velha dando palco para as pessoas que lutaram pelo espaço e que fazem parte da Cadeia de maneira orgânica é extremamente positiva. Deveria ter acontecido um planejamento melhor no processo de reforma para que essa situação não acontecesse”, destacou Caio Pacheco, integrante do Movimento Teatral da Baixada Santista.
Após a reabertura, o centro cultural contará com mudanças de forma gradativa. Haverá a aquisição de novos equipamentos no auditório do térreo, licitação de uma cafeteria e livraria no mesmo piso e também para a Sala Plínio Marcos, no andar superior. O ambiente que era um antigo auditório abrigará um salão de exposições por recomendações dos órgãos de defesa do patrimônio.
Continua depois da publicidade
A Oficina Cultural Pagu deverá promover atividades de formação nos mais diversos formatos e linguagens, com a previsão de projetos específicos de acordo com as demandas identificadas, em linhas como teatro, artes cênicas, dança, cinema, artes visuais, circo, literatura, música, cultura caiçara, economia criativa, cultura digital, além de programação continuada de residências, exposições e apresentações artísticas.
Ocupações
A partir de setembro a Cadeia Velha passa a ser palco de quatro importantes manifestações artísticas de Santos.
Continua depois da publicidade
De 1 a 7 de setembro o equipamento sediará espetáculos teatrais dentro da 58ª edição do Festival Santista de Teatro (FESTA). A partir do dia 8, haverá apresentações artísticas do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos (MIRADA).
Entre os dias 26 de setembro a 2 de outubro o térreo da Cadeia Velha receberá atividades do 14º Festival de Cinema de Santos (Curta Santos) e durante os meses de outubro e novembro será palco para a temporada do grupo teatral O Coletivo.
Administração não fez adequações solicitadas para inauguração
Continua depois da publicidade
Instalado na Praça dos Andradas, o prédio imponente e recém-reformado da antiga Casa de Câmara e Cadeia divide espaço com o abandono da região central de Santos.
Prestes a ser reinaugurado, o entorno do espaço apresenta graves problemas estruturais. A melhoria teria sido uma exigência da Secretaria de Cultura do Estado que não foi cumprida pela Administração.
Bancos quebrados, iluminação falha e piso danificado são constantes. A situação mais crítica acontece justamente na área coberta pelos tapumes que envolvem a Cadeia. Sem piso de concreto, a área segue repleta de areia e lixo.
O abandono da região já havia sido denunciado pelo Diário do Litoral em dezembro do ano passado. Atualmente, o espaço está com algumas luminárias deterioradas. A folhagem alta das árvores e a falta de policiamento também é queixa constante de pessoas que visitam o local.
Continua depois da publicidade
Questionada, a Prefeitura de Santos informou que ainda neste mês de julho, com início na segunda quinzena, serão realizados trabalhos de manutenção Corretiva no Piso de Mosaico Português , enfatizando o trecho pontual entre a Rua Amador Bueno e o acesso à Rodoviária , que é objeto de grande fluxo diário de pedestres.