Cadastro animal garantirá 400 castrações gratuitas em Guarujá

Inscrições devem ser feitas no dia 8 de junho, às 8 horas, no Centro de Controle de Zoonoses de Guarujá

Comentar
Compartilhar
02 JUN 2017Por Da Reportagem11h00
O atendimento obedecerá a ordem de chegada dos interessadosO atendimento obedecerá a ordem de chegada dos interessadosFoto: Divulgação

No próximo dia 8 junho, as pessoas interessadas em castrar gratuitamente seus animaizinhos, devem comparecer a partir das 8 horas, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarujá, órgão coordenado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião serão distribuídas 400 senhas para compor o novo Cadastro de Castração Animal, que tem especificações dispostas conforme edital publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (1º). O atendimento obedecerá a ordem de chegada dos interessados.

A importância da castração de animais domésticos vai além do controle populacional. Animais castrados têm menor probabilidade de desenvolver um comportamento agressivo, assim como diminui a incidência de algumas doenças (tumores de próstata, mamas e útero).   

Gatos e cães, machos e fêmeas, com idade de três meses a oito anos, podem ser cadastrados, mas é importante lembrar que será inscrito apenas um animal por CPF, por cada pessoa responsável. O tutor precisa ser maior de idade e deixar à disposição do CCZ, um ou mais telefones de contato. A partir da conclusão do cadastro, posteriormente será realizado o agendamento da cirurgia por telefone. Todos os cuidados pós- cirúrgicos, tais como curativos e medicação deverão correr por conta do dono pelo animal, conforme orientação dos veterinários do local.  

Zoonoses

Este importante instrumento da Secretaria de Saúde de Guarujá, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, tem a função de controle das zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos.

O órgão também atua na prevenção de epidemias. Para isso realiza uma série de ações como:

Atendimento clínico ambulatorial;
Castração;
Vistorias zootécnicas;
Serviço de desratização;
Captura de animais doentes e agressores;
Vacinação contra a raiva;
Coletas de materiais para testes de leishmaniose;
Palestras educativas sobre zoonoses;
Feiras de adoção.

Tendo em vista a grande população animal do local, os funcionários tiveram a ideia de montar uma página no Facebook para estimular a adoção (Canil Municipal Guarujá), que já conta com quase 1.500 curtidas.

O Canil Municipal funciona no CCZ, e faz atendimentos de segunda a sexta-feira das 8h as 17h, sendo necessário agendar as consultas.