X

Cotidiano

Cachorro reabilitado pela Zoonoses de Peruíbe tem a face refeita

História de Tampinha é de verdadeira superação. O cão foi recebido pela equipe do CCZ sem praticamente sua face e muito desidratado

Agência Brasil

Publicado em 22/04/2014 às 12:18

Atualizado em 05/12/2021 às 13:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“Viver às moscas”. Essa expressão conhecida para dizer que algo está ‘descartado’ ou ao ‘relento’ era a situação de um cachorro de cerca de 3 anos de idade abandonado pelo dono e levado há um mês até o Centro de Controle de Zoonoses de Peruíbe (CCZ). Tampinha, como é chamado, foi recebido pela equipe do CCZ sem praticamente sua face e muito desidratado.

“Somente seus olhos e boca não estavam machucados, o restante do seu rostinho foi ferido por moscas. A face dele estava em carne viva, ou seja, ele havia perdido a epiderme”, explicou o veterinário Raphael Barreirros Lapa Louza.

A situação de Tampinha era realmente difícil, mesmo assim a equipe do CCZ optou por tentar salvar a vida do animal. Deu certo e ele teve sua face reconstruída. Claro, não faltaram cuidados e mimos de toda a equipe.

“O carinho que temos aqui é uma das coisas mais importantes. Não trabalhamos com números, mas com vidas”, destacou o veterinário.

Louza reconhece que o animal também teve muita força de vontade para viver e inclusive, após todos os procedimentos cirúrgicos e cuidados da equipe para não haver nova infecção, a massa muscular inclusive aumentou. “Uma verdadeira vitória”, comenta.

Ainda em recuperação, Tampinha deve receber ‘alta’ nas próximas semanas. O próximo passo será a busca por um novo lar. Isso quer dizer que após todo tratamento, Tampinha estará apto para ser adotado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter