Cotidiano
O primata que movimentou o episódio mais recente da série já está integrado ao grupo de gorilas e pode ser visto pelo público
Trata-se de Bu Bu, um gorila-das-terras-baixas-ocidentais de 27 anos / Divulgação
Continua depois da publicidade
A nova temporada de Aeroporto: Área Restrita está a todo vapor, e um visitante ilustre roubou a cena no episódio mais recente, exibido semanalmente na HBO Max e no canal Discovery.
Trata-se de Bu Bu, um gorila-das-terras-baixas-ocidentais de 27 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos vindo da Hungria rumo ao Zoológico de Belo Horizonte.
Continua depois da publicidade
O transporte de Bu Bu foi acompanhado de perto pela Receita Federal, pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional), órgãos responsáveis pela fiscalização de animais, bagagens e cargas nos aeroportos brasileiros, e protagonistas da série documental.
No oitavo episódio da sétima temporada, os agentes verificam toda a documentação do primata para garantir que sua entrada no país estivesse dentro dos protocolos legais e sanitários.
Continua depois da publicidade
Segundo Isabela Poubel, auditora fiscal federal agropecuária e médica-veterinária, a transferência do gorila faz parte de um programa internacional de manejo e conservação da espécie. A vinda de Bu-Bu tem como objetivo reforçar o grupo de gorilas de Belo Horizonte e contribuir para a manutenção genética da população em cativeiro.
A chegada do primata é fruto de uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Associação Europeia de Zoos e Aquários, responsável por um programa de conservação ex situ (fora do ambiente natural). A União Europeia de Zoos realiza periodicamente um levantamento da genealogia dos gorilas em instituições credenciadas, definindo recomendações de movimentação para evitar endogamia e garantir reprodução segura.
Carlyle Mendes, veterinário do Zoológico de BH, explica que esse monitoramento internacional determina quais animais devem ser realocados para manter grupos saudáveis e geneticamente diversos, e Bu-Bu entrou nessa lista em 2024.
Continua depois da publicidade
Para receber o gorila, o recinto original do zoológico foi reformado e aprovado integralmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Um total de 16 profissionais das áreas de mamíferos, nutrição, hospital veterinário e bem-estar animal participou da preparação da estrutura.
Desde que chegou ao Brasil, em dezembro de 2024, Bu Bu vem se adaptando muito bem ao ambiente mineiro e ao convívio com as fêmeas Imbi, Lou Lou e Anaya, segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte.
O gorila já está integrado ao grupo de primatas do Zoológico de Belo Horizonte e pode ser visitado pelo público. A expectativa é que ele contribua não apenas para o bem-estar do grupo, mas também para futuros esforços de reprodução da espécie.
Continua depois da publicidade