A representação brasileira em Lisboa tem mantido contato com as autoridades locais / Pexels
Continua depois da publicidade
A relação entre o Brasil e Portugal pode estar entrando em um caminho delicado.
Na última quarta-feira (2), o ministro da Justiça brasileiro, Ricardo Lewandowski, garantiu que haverá reciprocidade em relação às ações adotadas por Portugal no tema da imigração.
Continua depois da publicidade
Em resumo, a resposta se refere à decisão do governo português de revogar a lei que permitia que brasileiros entrassem no país como turistas e, já em solo lusitano, solicitassem autorização de residência.
Outro ponto discutido foi a possível deportação em massa de estrangeiros em situação irregular.
Continua depois da publicidade
Sobre isso, Lewandowski foi categórico ao afirmar que a medida não se aplica a brasileiros e que o número de cidadãos nessa condição não ultrapassa 2 mil pessoas.
O governo português notificará cerca de 18 mil imigrantes em situação considerada irregular no país. O objetivo da medida é direto: essas pessoas deverão deixar o território europeu.
Sobre o assunto, a embaixada do Brasil em Portugal alegou que o número de brasileiros que devem ser notificados para deixar o país europeu é “irrisório”, segundo informações repassadas pelo governo português.
Continua depois da publicidade
A representação brasileira em Lisboa tem mantido contato com as autoridades locais e fará uma reunião para discutir a situação dos brasileiros em situação irregular.