Cotidiano
O anúncio foi feito neste domingo (7), durante a Missa de Ação de Graças pela canonização do beato, celebrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, e ganhou destaque por usar a internet como ferramenta de evangelização / Divulgação/Diocese dos Campos
Continua depois da publicidade
A Arquidiocese de Campo Grande (MS) anunciou a criação do primeiro santuário do mundo dedicado a São Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o 'santo millennial'.
O anúncio foi feito neste domingo (7), durante a Missa de Ação de Graças pela canonização do beato, celebrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, e que reuniu mais de 4,5 mil fiéis na Paróquia São Sebastião.
Continua depois da publicidade
O local escolhido é a Capela Nossa Senhora Aparecida, também chamada de Capela do Milagre, onde ocorreu o primeiro milagre reconhecido de Carlo Acutis, em 2013. A partir de 12 de outubro, o espaço passará a ser chamado de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis.
Durante a celebração, foi exibido um pulôver azul usado por Carlo, relíquia doada por sua mãe, Antonia Salzano, à Paróquia São Sebastião. A peça, de forte valor simbólico, só voltará a ser apresentada na Festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro.
Continua depois da publicidade
'Me pareceu muito razoável que a Capela Nossa Senhora Aparecida, onde aconteceu o primeiro milagre reconhecido de São Carlo Acutis, seja erigida em santuário, dedicado aos dois', afirmou o arcebispo.
O vínculo de Campo Grande com o jovem santo é direto. Em 2013, um milagre atribuído à intercessão de Carlo ocorreu na cidade. O pequeno Matheus Vianna, então com 2 anos, foi diagnosticado com pâncreas anular, uma rara doença congênita. Após tocar uma camiseta com vestígios de sangue de Carlo, trazida da Itália, o menino pediu para 'parar de vomitar'.
Exames posteriores não mostraram mais a lesão. Hoje, com 15 anos, Matheus vive em Goiás e leva consigo a devoção ao santo.
Continua depois da publicidade
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, e ganhou destaque por usar a internet como ferramenta de evangelização. Chamado de 'influenciador de Deus' e 'santo millennial', tornou-se referência entre jovens católicos.
Sua canonização foi oficializada neste domingo pelo Vaticano, e sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, mesma data do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Além do caso brasileiro, a Igreja reconhece um segundo milagre de Carlo Acutis: a cura de Valeria Valverde, uma jovem costa-riquenha de 21 anos que entrou em coma após um acidente de bicicleta na Itália. A mãe da jovem rezou no túmulo do santo em Assis, e, no mesmo dia, Valeria começou a se recuperar, voltando a respirar e a mover os membros.
Continua depois da publicidade
O Brasil já havia recebido, em janeiro de 2023, a primeira paróquia do mundo dedicada a São Carlo Acutis, localizada em Santo Amaro, na capital paulista. Agora, com a criação do santuário em Campo Grande, o país se firma como centro de devoção ao jovem santo, que inspira fiéis de diferentes gerações.