Cotidiano

Brasil classifica como 'injustificável' retenção de Miranda em aeroporto

No início de agosto, Glenn Greenwald esteve no Senado brasileiro e afirmou ter provas de que os americanos usam a rede para obter vantagens comerciais e tecnológicas

Publicado em 18/08/2013 às 19:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O governo brasileiro classificou como "medida injustificável" a retenção do companheiro de Glenn Greenwald, o brasileiro David Miranda, por 9 horas no aeroporto de Heathrow, em Londres. Ele foi retido e mantido incomunicável neste domingo, 18, com base na legislação britânica de combate ao terrorismo. Greenwald, jornalista do The Guardian, publicou informações sobre o sistema de espionagem eletrônica dos EUA.

"Trata-se de medida injustificável por envolver indivíduo contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação de combate ao terrorismo", divulgou por meio de nota o Itamaraty. O órgão informa, ainda, que o governo manifesta "grave preocupação" e espera "que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O governo brasileiro classificou como "medida injustificável" a retenção do companheiro de Glenn Greenwald, o brasileiro David Miranda, por 9 horas no aeroporto de Heathrow, em Londres (Foto: Divulgação)

No início de agosto, Glenn Greenwald esteve no Senado brasileiro e afirmou ter provas de que os americanos usam a rede para obter vantagens comerciais e tecnológicas. A afirmação foi contra o argumento do governo de Barack Obama de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) usa a vigilância para proteger seus cidadãos do terrorismo.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software