Cotidiano
Durante julho, o bonde ficará estacionado no Valongo às quintas e sextas com cafés especiais, dicas de preparo e vivência cultural gratuita
Veículo ficará estacionado em frente à garagem da CET, ao lado da Estação do Valongo / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A partir do próximo dia 10, o tradicional Bonde Café, que há uma década circula pelo Centro Histórico de Santos, assume uma nova função: a de espaço expositivo. Durante o mês de julho, o veículo ficará estacionado em frente à garagem da CET, ao lado da Estação do Valongo, funcionando como ponto fixo de degustação e cultura do café.
Às quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h, visitantes poderão saborear cafés especiais e receber orientações de um barista sobre preparo, origem e perfis sensoriais da bebida. Para participar, é necessário retirar uma senha gratuita na recepção do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº), por ordem de chegada. As vagas são limitadas.
Continua depois da publicidade
10 anos de Santos Café serão celebrados com programação especial no Centro Histórico.
“Santos tem uma ligação muito forte com o café, que faz parte da nossa identidade. Agora, além do passeio tradicional, o Bonde Café também oferece uma experiência sensorial e cultural que valoriza ainda mais o patrimônio da Cidade”, destaca Viviane Aparecida, chefe de seção da Secretaria de Turismo (Setur).
Continua depois da publicidade
Na estreia da nova proposta, nesta quinta-feira (3), o bonde circulou com degustação a bordo. O café servido foi da variedade acaiá, 100% arábica, moído na hora e sem adição de açúcar. A barista em formação Pamela Santana Cabral, 24, explicou aos visitantes como cafés especiais podem ter notas que remetem a frutas vermelhas, cana-de-açúcar ou até calda de pudim.
O empresário Douglas Ciccone, de São Paulo, elogiou a iniciativa. “É uma experiência incrível, que valoriza a história de Santos e do café brasileiro.” Já o visitante norueguês Aksel Frigaard destacou a qualidade da bebida e fez uma conexão com o passado: “Me lembrou as antigas exportações de café para a Noruega, trocadas por bacalhau.”
Porto de Santos concentra 71% do valor das exportações brasileiras de café.
Continua depois da publicidade
O projeto acontece em paralelo à programação de férias da Linha Turística de Bondes, que funciona em horário estendido em julho: de terça a sexta, das 10h30 às 17h (com saídas a cada 30 minutos), aos sábados (a cada 20 minutos) e domingos (a cada 30). Os ingressos custam R$ 7,00, com meia-entrada para públicos previstos por lei. Crianças até 5 anos, no colo, não pagam.
Mais do que um meio de transporte histórico, o Bonde Café se reafirma como símbolo da herança cafeeira santista, conectando passado e presente por meio de aroma, sabor e memória.
Continua depois da publicidade