Cotidiano
O bonde, estilizado em homenagem a Pelé, tem quase 100 anos e foi originalmente utilizado no sistema de transportes em Portugal
Entre as melhorias, o carro recebeu painéis solares e teve as rodas substituídas, em ação que alia preservação histórica e sustentabilidade / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
O Bonde Pelé, um dos veículos mais emblemáticos da frota turística de Santos, retomou nesta terça-feira (23) sua rota habitual após passar por revitalização. Entre as melhorias, o carro recebeu painéis solares e teve as rodas substituídas, em uma ação que alia preservação histórica e sustentabilidade.
O retorno ganha ainda mais destaque porque coincide com os 25 anos da linha turística de bondes da cidade. Para celebrar a data, os passageiros contaram com 50% de desconto no valor da tarifa. As viagens desta terça aconteceram das 11h às 17h, com saídas a cada meia hora da Estação Valongo. Os bilhetes devem ser adquiridos na bilheteria instalada no Museu Pelé.
Continua depois da publicidade
Os valores regulares são de R$ 7 (inteira) e R$ 3,50 (meia-entrada), destinada a estudantes, professores, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos, mediante comprovação. Crianças de até 5 anos, no colo, têm gratuidade.
O bonde, estilizado em homenagem a Pelé, tem quase 100 anos e foi originalmente utilizado no sistema de transportes da cidade do Porto, em Portugal. Após minucioso processo de restauro, recebeu substituição de estruturas de madeira, revisão elétrica e mecânica completa, além de sistema multimídia com duas TVs de 24 polegadas. Durante os passeios, são exibidos vídeos especiais sobre a carreira do Rei do Futebol e sobre o Museu Pelé.
Continua depois da publicidade
As melhorias integram o esforço da prefeitura em manter a segurança da operação, preservar a memória histórica do veículo e ampliar iniciativas de sustentabilidade no transporte turístico.