Bonde Pelé começa a funcionar oficialmente hoje

A ideia é integrá-lo à rota turística do centro, de maneira diferenciada dos demais, já que só vai operar no translado de passageiros entre o Valongo e a praça

Comentar
Compartilhar
19 JUN 201413h16

Com a entrada em circulação do Bonde Museu Pelé, a linha turística do Centro Histórico ganha a partir desta quinta (19) um novo esquema operacional. Pagando apenas uma passagem, o visitante embarca na linha convencional (saída da Praça Mauá) e faz todo o trajeto de 40 minutos parando em vários pontos. Os que desejarem descer na Estação do Valongo e conhecer o museu dedicado do Rei do futebol (recém-inaugurado), bem como o Restaurante Bistrô e outros atrativos do bairro, podem embarcar depois (com o mesmo bilhete) em veículo especial - o Bonde Museu Pelé - que fará o translado da Estação do Valongo até a Praça Mauá. 

A ideia é integrá-lo à rota turística do centro, de maneira diferenciada dos demais, já que só vai operar no translado de passageiros entre o Valongo e a praça, enquanto ou outros dois bondes fazem o trajeto normal em vários pontos.  O especial vai funcionar apenas aos finais de semana (sábado e domingo) e feriados das 12 às 17h (cinco viagens).

Com a entrada em circulação do Bonde Museu Pelé, a linha turística do Centro Histórico ganha a partir desta quinta (19) um novo esquema operacional (Foto: Mauricio Souza)

Reforma e Adaptações 

 Totalmente reformado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o veículo fez sua estreia durante a inauguração do Museu Pelé, no Valongo, no último domingo, quando transportou o Rei do futebol e  comitiva de autoridades.

Fabricado nos Estados Unidos, na década de 20, o veículo de marca Brill (dois eixos) transitou em Portugal durante vários anos, até ser doado à cidade. Chegou a operar na linha turística normal do Centro. Há algum tempo, foi retirado para reforma e adaptações nas oficinas da CET, realizada por equipe técnica da Gerência de Manutenção.

Houve a troca de parte do madeiramento, das chapas laterais galvanizadas; os bancos ganharam novo estofamento com couro ecológico, e sistema de som com novos alto-falantes, além da envernização e pintura com predominância nas cores verde e branco. 

 O veículo também foi customizado com arte alusiva ao Museu Pelé produzida pelo setor de marketing da Prefeitura. Ilustrações de fotos do Atleta do Século 20 com a camisa da seleção brasileira e a frase “A história do único rei eleito pelo povo” estampam o veículo.