Continua depois da publicidade
O famoso bonde 40, conhecido como camarão e integrante da ‘Linha Turística de Bondes’ santista, foi apresentado à população nas cores prata e vermelha, pintura original da época em que circulava pela Cidade, no final da década de 60, na manhã desta segunda-feira (23), na Praça Mauá. O evento marcou o ‘Dia Municipal do Bonde’.
Um grupo de restauradores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou os serviços em abril deste ano, na garagem do Valongo. O resgate histórico foi possível a partir de uma foto antiga, encontrada na Fundação Arquivo e Memória de Santos. As cores prata e vermelha também representam o fim de um ciclo, trazendo à memória santista o período quando o sistema foi extinto na Cidade, em fevereiro de 1971.
No evento há também, até as 16 horas, uma exposição com os seis bondes em operação e restaurados pela CET: o bonde aberto escocês (o mais antigo do Brasil em operação), um português, um italiano e dois reboques.
Banners foram confeccionados com a ficha técnica de cada veículo, com fotos originais da época em que operavam, para mostrar o trabalho minucioso de restauração que foi executado em cada exemplar do Museu Vivo. Uma exposição de maquetes permanecerá até 13 de outubro no hall do Paço Municipal.
Continua depois da publicidade