A disputa avalia critérios técnicos, como boas práticas de fabricação, apresentação, sabor, textura, equilíbrio nutricional, inovação e organização na execução / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
O Programa Bom Prato deu início, neste mês de novembro, ao concurso “Chef em Ação”, criado para selecionar três novos cardápios que serão servidos em todas as unidades na comemoração dos 25 anos do programa, em dezembro.
As 29 Organizações da Sociedade Civil que administram as cozinhas indicaram um representante cada, responsável por apresentar um cardápio completo, com prato principal, guarnição e salada, tudo alinhado às diretrizes de qualidade e nutrição da rede.
Continua depois da publicidade
A disputa avalia critérios técnicos, como boas práticas de fabricação, apresentação, sabor, textura, equilíbrio nutricional, inovação e organização na execução. Todos os participantes recebem certificado e medalha.
A seleção ocorre em três etapas eliminatórias. Na primeira, os cozinheiros enviaram cardápios para análise técnica inicial, incluindo combinação de ingredientes, coloração, textura e adequação ao caráter comemorativo da data.
Continua depois da publicidade
A segunda fase, iniciada na segunda-feira (10), avalia registros visuais: fotos e vídeos das preparações, além de degustações presenciais realizadas pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, que escolherá cinco finalistas.
A etapa decisiva será em 29 de novembro, quando os selecionados cozinharão presencialmente para a Diretoria de Combate à Fome e um corpo de jurados convidados.
Os três melhores receberão premiação personalizada, certificado especial e medalhas, e seus cardápios comporão os almoços comemorativos do aniversário do Bom Prato.
Continua depois da publicidade
Além de definir os menus festivos, o concurso tem como objetivo valorizar os profissionais que atuam nas cozinhas da rede, estimular criatividade e aprimorar continuamente a qualidade do serviço prestado.
Atualmente, o programa soma 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 44 caminhões que atendem 48 pontos do Bom Prato Móvel, totalizando 123 localidades em 42 municípios.
Somente nesta gestão, 23 novas unidades foram entregues. As refeições, subsidiadas pelo Governo do Estado, incluem arroz, feijão, proteína, salada, fruta e bebida por R$ 1,00; alguns pontos também oferecem jantar pelo mesmo valor e café da manhã por R$ 0,50. Os endereços das unidades podem ser consultados na página oficial do programa.
Continua depois da publicidade