A árvore de Natal foi um item essencial nas celebrações, e isso não vai mudar / Pexels
Continua depois da publicidade
A tradição manda que a árvore de Natal seja montada em 30 de novembro de 2025, data que marca o início do Advento. Enquanto a casa ganha cores, o ato de decorar vai muito além da estética, pois cada enfeite pendurado carrega um profundo significado histórico e religioso. Entender o simbolismo por trás dos ornamentos é uma forma de honrar a celebração e seus votos de felicidade.
Os elementos mais comuns na árvore têm origens marcadas pela fé e cultura europeia. As bolas, por exemplo, não são apenas decorativas. Elas simbolizam os frutos da prosperidade e os desejos essenciais da vida humana, como amor, alegria, perdão e esperança.
Continua depois da publicidade
A tradição de usá-las começou na Alemanha no século XIX, quando as bolas de vidro surgiram para substituir as maçãs que eram usadas para representar os frutos da Árvore do Paraíso.
No topo, a estrela (ou o anjo) simboliza a Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos, sendo o maior símbolo de esperança e fé. Outros ornamentos também são carregados de simbolismo para a celebração:
Continua depois da publicidade
Já as luzes, hoje elétricas, têm um significado diretamente ligado à fé cristã, representando Cristo como a luz do mundo e a alegria que Ele trouxe. A ideia de iluminar a árvore surgiu com Martinho Lutero, que usou velas para imitar o brilho das estrelas vistas em uma floresta.