X

Cotidiano

BO com número de série de celular facilitará identificação de aparelhos roubados

Todos os boletins de ocorrência deverão incluir os números do IMEI, que é um número único de identificação de aparelhos, independente de operadoras ou país de utilização

Publicado em 24/05/2014 às 00:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, determinou que o número de série de celulares seja incluído nos registros de furtos, roubos e perdas desses aparelhos.

“A medida facilitará o bloqueio dos celulares, para que não possam ser usados por receptadores. Para isso, o sistema RDO já foi adaptado”, disse. Com isso, os proprietários de aparelhos recuperados poderão ser mais facilmente identificados.

Com isso, todos os boletins de ocorrência desses casos passarão a incluir os números de IMEI (International Mobile Equipment Identity) de celulares, que é um número único de identificação de aparelhos, independente de operadoras ou país de utilização.

A resolução do secretário também determina que os policiais civis orientem as vítimas a comunicar o número de IMEI para que a sua operadora de celular, para que o número seja bloqueado. Isso impossibilita o uso do celular. Esse número consta na documentação entregue na compra dos aparelhos, como a nota fiscal.

Com isso, todos os boletins de ocorrência desses casos passarão a incluir os números de IMEI de celulares (Foto: Divulgação)

Para isso, o sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO) foi adaptado para que esse número de série possa ser incluído na elaboração do boletim de ocorrência.

A medida permitirá consultas de celulares roubados, furtados ou perdidos sempre que houver uma apreensão de aparelhos e intimar a vítima para fazer o reconhecimento do autor. O objetivo da medida é contribuir no combate aos crimes de roubo, furto e receptação de celulares.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter