X

Cotidiano

Black Friday: São Paulo lidera reclamações

Estado teve 41% dos questionamentos no site Reclame Aqui; Já o Procon/Santos ainda não registrou contestações

Da Reportagem

Publicado em 27/11/2018 às 09:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Reclamações em Santos ainda podem surgir com problemas posteriores às compras, diz Procon / Nair Bueno/DL

O estado de São Paulo liderou o número de reclamações no site Reclame Aqui, com 41% ainda durante a tarde da última sexta-feira (23), data da Black Friday 2018. Em seguida vieram o Rio de Janeiro e Minas Gerais, empatados com 11%. Santos, de acordo com o coordenador do Procon, Rafael Quaresma, não registrou nenhuma reclamação até ontem.

“Ainda não há registros de reclamações na cidade, mas isto não significa que não venha a acontecer. Muitas vezes os consumidores reclamam posteriormente à compra devido ao não cumprimento do prazo de entrega ou até mesmo da falta de estoque do produto adquirido. Vamos continuar acompanhando”, explica.

O monitoramento do site Reclame Aqui encerrou com 5.607 reclamações, que foram colhidas desde as 11h da última quarta-feira (21), até as 23h59 de sexta, dia ­oficial da Black Friday. O grande volume de reclamações veio acompanhado com o aumento de acessos histórico do site.

Uma pesquisa realizada pela plataforma dias antes da data oficial também revelou que os brasileiros já perceberam que muitas lojas antecipam os descontos, por isso 30% já demonstrava interesse em comprar antes mesmo de sexta-feira.

Em relação as maiores reclamações, propaganda enganosa e maquiagem de preço permaneceram na liderança dos principais motivos de queixas (14,2%), assim como os últimos anos. Na sequência ficaram empatadas divergência de valores e problemas na finalização da compra, com 7,6%.

Atraso na entrega aparece com 3,9% das queixas. Isto porque, com a antecipação de ofertas oferecidas pelas marcas, o brasileiro começou a fazer as compras de Black Friday já no início de novembro. A última colocação ficou com estorno do valor pago (3%).

Quanto aos produtos, os mais reclamados foram os Smartphones e celulares, com 11,6%. Em seguida, TV (5,3%), passagem aérea (4,7%), tênis (3,6%) e cartão de crédito (2,9%).

As passagens aéreas surpreenderam no ranking deste ano. O serviço ganhou força na Black Friday, disputando com o varejo a lista de desejos dos consumidores brasileiros.

Este ano houve um aumento de cerca de 20%, com 4.208 reclamações, contra 3,5 mil em 2017.

Vendas na Black Friday crescem

As vendas do comércio na Black Friday cresceram 4,7% em 2018 ante 2017, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O avanço superou a projeção da empresa, de alta de 4,5%.

Os dados consideram as consultas do período de 20 (terça-feira) a 24 (sábado) de novembro de 2018, comparadas às consultas realizadas entre 19 a 23 de novembro de 2017. Somente na sexta-feira, a estimativa é que as vendas tenham crescido 5,9% em relação a 2017.

Entre os itens mais vendidos, estão os eletrônicos e eletrodomésticos, itens de valor mais elevado.
Segundo os economistas da Boa Vista SCPC, o movimento reflete melhoras no mercado de trabalho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter