25 de Abril de 2024 • 21:19
Comércio em São Paulo da Black Friday / Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
O Procon-SP criou um espaço específico em seu site para quem tiver problemas durante a Black Friday, evento de descontos e promoções marcado para esta sexta-feira. A reclamação registrada no botão Black Friday será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até 10 dias para dar uma solução ao consumidor.
No espaço, que fica acessível na página inicial do site, é possível informar problemas específicos do evento, como site intermitente ou congestionado, maquiagem de desconto, mudança de preço ao finalizar a compra, pagamento com boleto bancário indisponível, desconto ao mudar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra. Além dos casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito.
“A defesa do consumidor terá prioridade total. Tome cuidado, siga nossas dicas e denuncie. Estamos atentos e as empresas que tentarem transformar essa data promocional em uma dor de cabeça para o consumidor serão punidas exemplarmente”, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Grandes fornecedores que participarão do evento se reuniram com a instituição, apresentaram seus planejamentos e assumiram compromisso de transparência e reforço no atendimento.
Redes Sociais
Nos casos em que o consumidor não tiver interesse em comprar o produto ou serviço, mas quiser fazer uma denúncia contra a empresa, ele poderá acionar as redes sociais do Procon-SP. Os perfis oficiais são: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter); e o site é o procon.sp.gov.br.
A instituição sugere que, ao fazer denúncias e reclamações, o consumidor indique o endereço da loja e apresente os prints das telas demonstrando o que ocorreu de errado com a compra.
Dicas
Segundo o Procon-SP, as melhores dicas para o consumidor durante a Black F|riday é verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional.
Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o produto que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.
Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
Cotidiano
Ecovias anuncia medidas para melhorar tráfego durante a temporada
Mesmo com previsão de tempestades, Ecovias estima 320 mil veículos na BS
Ecovias libera o tráfego na Imigrantes após melhorias no trecho urbano de São Vicente
Coluna
Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção
Em breve!
O hospital terá seis pavimentos. Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol