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Cotidiano

Black Friday: Procon-SP cria espaço exclusivo para denúncias

A reclamação registrada no botão Black Friday será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até 10 dias para dar uma solução ao consumidor

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 26/11/2020 às 11:15

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Comércio em São Paulo da Black Friday / Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

O Procon-SP criou um espaço específico em seu site para quem tiver problemas durante a Black Friday, evento de descontos e promoções marcado para esta sexta-feira. A reclamação registrada no botão Black Friday será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até 10 dias para dar uma solução ao consumidor.

No espaço, que fica acessível na página inicial do site, é possível informar problemas específicos do evento, como site intermitente ou congestionado, maquiagem de desconto, mudança de preço ao finalizar a compra, pagamento com boleto bancário indisponível, desconto ao mudar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra. Além dos casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito.

“A defesa do consumidor terá prioridade total. Tome cuidado, siga nossas dicas e denuncie. Estamos atentos e as empresas que tentarem transformar essa data promocional em uma dor de cabeça para o consumidor serão punidas exemplarmente”, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Grandes fornecedores que participarão do evento se reuniram com a instituição, apresentaram seus planejamentos e assumiram compromisso de transparência e reforço no atendimento.

Redes Sociais

Nos casos em que o consumidor não tiver interesse em comprar o produto ou serviço, mas quiser fazer uma denúncia contra a empresa, ele poderá acionar as redes sociais do Procon-SP. Os perfis oficiais são: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter); e o site é o procon.sp.gov.br.

A instituição sugere que, ao fazer denúncias e reclamações, o consumidor indique o endereço da loja e apresente os prints das telas demonstrando o que ocorreu de errado com a compra.

Dicas

Segundo o Procon-SP, as melhores dicas para o consumidor durante a Black F|riday é verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional.

Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o produto que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

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