Dicas essenciais para não errar nas compras da Black Friday / Reprodução/Unsplash
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Com o objetivo de orientar os consumidores e coibir falsas promoções, o Procon Santos realizou uma ampla pesquisa de preços antes da Black Friday, que acontece no próximo dia 28 de novembro. A lista completa com os valores levantados está disponível no site da Prefeitura.
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 20 de outubro em cinco lojas de grande movimento da cidade, totalizando 300 produtos eletroeletrônicos de diferentes marcas e modelos. Foram analisados itens como fones de ouvido bluetooth, cafeteiras, aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e Smart TVs. Todos os preços foram coletados considerando o valor à vista, de forma a permitir uma comparação direta e transparente.
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Segundo o diretor do Procon Santos, Sidney Vida, a pesquisa tem como objetivo oferecer uma base de referência para que o consumidor possa identificar eventuais aumentos artificiais de preço na época das promoções. “A transparência de preços protege o bolso do consumidor e estimula a concorrência leal. Faz com que possa se municiar, a partir de uma referência local, e desestimular a maquiagem de preço”, destacou.
Confira aqui a lista completa com os valores levantados pelo Procon Santos.
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Entre as principais recomendações do órgão para este período, estão evitar compras por impulso, comparar valores em diferentes estabelecimentos e verificar atentamente as condições de pagamento. Nas compras online, é fundamental checar se o site pertence a uma empresa com sede no Brasil, já que, em casos de sites estrangeiros, os órgãos de defesa do consumidor do país, como o Procon Santos, não têm poder de atuação jurídica por se tratar de outra jurisdição.
Sidney Vida alerta ainda para o risco de sites falsos, comuns nessa época do ano. “Ao entrar em uma página, é preciso verificar se o ambiente virtual é seguro para a compra”, orienta. Ele lembra que os sites confiáveis começam com “https://” e devem informar CNPJ, endereço físico, telefone fixo e canais de atendimento ao consumidor.
Nas compras realizadas pela internet, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias a partir da data de recebimento do produto, sem precisar justificar o motivo e sem custos adicionais. No caso das lojas físicas, a troca é obrigatória apenas quando o item apresenta defeito; fora dessa situação, a substituição fica a critério do estabelecimento.
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O Procon Santos reforça que, em caso de propaganda enganosa, práticas abusivas ou golpes, os consumidores podem registrar reclamações presencialmente no posto do órgão, localizado no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), pelo site procon.santos.sp.gov.br ou no posto do Procon-Unimes (Rua Barão de Paranapiacaba, 28, Encruzilhada).
Também é possível realizar denúncias e consultar locais para denunciar no site https://www.procon.sp.gov.br/.