X

Cotidiano

Black Friday agita comércio da Região

Os descontos podem chegar a até 70%, tanto nas lojas físicas quanto nas vendas online

Vanessa Pimentel

Publicado em 24/11/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os shoppings também estão preparados para atender o grande movimento / Rodrigo Montaldi/DL

Uma das datas mais esperadas para quem quer comprar com descontos chegou: a Black Friday. Porém, basta um passeio pelas ruas mais comerciais das cidades da região para perceber que muitas lojas já anunciavam promoções desde o início da semana. Os descontos podem chegar a até 70%, tanto nas lojas físicas quanto nas vendas online.

Os shoppings também estão preparados para atender o grande movimento previsto para a data. No Praiamar, em Santos, a Black Friday vai durar três dias.

De hoje até domingo (26), as lojas estarão com descontos de até 70%. Para quem quer conferir as ofertas pela internet antes de ir até o shopping, pode acessar a página do empreendimento no Facebook e conferir as mercadorias com preço real e os praticados durante a data em: https://goo.gl/okRKxr .

Segundo Katia Camilo, gerente de marketing do Praiamar, no ano passado, durante a promoção, o shopping recebeu cerca de 125,6 mil pessoas. Para o final de semana da Black Friday, a expectativa de público é de 144,5 mil clientes.

“Já em relação a vendas a expectativa também é positiva. O crescimento em comparação a 2016 deve girar em torno de 8%”, diz.
Em São Vicente, o Brisamar também aderiu aos preços baixos da Black Friday e oferece até 70% de desconto em produtos nos mais diversos segmentos. O horário de atendimento será mantido, das 10h às 22h, com exceção da Lojas Americanas, que abre às 8h hoje.  

“Além da forte atividade econômica do centro de São Vicente, o Brisamar é uma grande referência ao consumidor, já que é primeiro shopping da cidade”, diz Katia, gerente do empreendimento também.   

Nas lojas de rua o movimento já estava intenso desde ontem. Vitrines enfeitadas e anúncios de mega descontos chama atenção dos populares.

Em sites de compras da internet, as ofertas também estão interessantes, mas é importante verificar a procedência da página para realizar as compras em segurança. Para saber se o site é seguro, é possível verificar se a loja de fato existe acessando o site Consumidor do Governo Federal, a página Reclame Aqui ou ainda conferir a lista do Procon-SP.

Confira 10 dicas do Procon-SP para evitar dor de cabeça

1-Planejamento
Faça uma lista do produto que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, assim o consumidor consegue não estourar o orçamento.

2- Acompanhe a evolução dos preços dos produtos ou serviços
Anote preços e guarde as informações da pesquisa, incluindo site e data. Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday.

3-Verifique se o site é brasileiro
Cuidado com os que são. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós”). Além disso, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam nesse caso, se o site não possuir representantes no Brasil.

4-Atenção aos sites com ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto
O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.

5-Verifique a reputação do fornecedor
No ano passado o Procon-SP divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday. Para conhecê-las clique aqui.

6-Prazo de entrega
Observe o prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.

7-Consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para  cancelar a compra
Quem quiser devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, tem 7 dias para mudar de ideia. Se a compra foi feita a distância (internet ou telefone) – o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

8-Informe-se antecipadamente a política de troca da empresa

9-Consulte a lista de sites não recomendados.

10-Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais
Consulte sempre a página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter