Biometria: recadastramento eleitoral obrigatório em SP perto do fim

Na próxima semana, mais cinco cidades do Estado de São Paulo concluem o recadastramento biométrico obrigatório. Nessas localidades haverá plantão neste final de semana

Comentar
Compartilhar
21 MAR 201415h24

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo é que cerca de 600 mil eleitores sejam identificados pela biometria nas eleições de outubro.

Em Embu das Artes, maior eleitorado paulista que passa por revisão, o prazo acaba na próxima terça-feira (25). Dos 178 mil eleitores esperados 67 mil ainda não compareceram. A Central de Atendimento abre neste sábado e domingo no mesmo horário dos dias úteis, das 8h30 às 17h.  A Central fica no Parque do lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320, bairro Quinhaú).

A 130ª Zona Eleitoral – São Pedro registra, em seu Posto de Atendimento, o recadastramento de 81% dos eleitores de Santa Maria da Serra, 56% dos votantes de Águas de São Pedro e 76% dos cidadãos de São Pedro. O processo também acaba dia 25 e haverá plantão sábado das 8h às 14h. O posto  fica na rua Malaquias Guerra, 900, centro de São Pedro e nos dias úteis funciona das 8h às 18h.

Analândia, município que pertence à 245ª ZE – Rio Claro, encerra os trabalhos da Central de Recadastramento na sexta-feira, dia 28. Cerca de 60% do eleitorado ainda não compareceu. Amanhã (22), acontece mais um plantão das 8h30 às 16h30. No plantão do sábado passado, apenas 139 eleitores compareceram. A Central está instalada no Centro Comunitário Dirceu Mancini (Rua 4, n.º 732).

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo é que cerca de 600 mil eleitores sejam identificados pela biometria nas eleições de outubro (Foto: Agência Brasil)

O eleitor deve agendar o comparecimento no site do Tribunal (www.tre-sp.jus.br). Quem não comparecer terá o título eleitoral cancelado. Além de não poder votar, sem o título o cidadão não pode obter CPF, carteira de identidade, passaporte e empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos

Região Metropolitana

Os municípios de São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo e  Guarulhos também estão identificando os eleitores pelo sistema biométrico, mas o comparecimento é facultativo. Até o momento, já foram cadastrados pela biometria cerca de 1,4 milhão de eleitores nesses municípios da Região Metropolitana.

Documentos necessários:

documento original de identidade e comprovante de residência emitido ou expedido nos três meses anteriores ao comparecimento.