Apesar dessa segurança aparente, o método não é infalível / Freepik
Continua depois da publicidade
Com o avanço das tecnologias de autenticação, a biometria facial tem ganhado espaço como método confiável para validação de identidade. De acordo com a NordVPN, cerca de 82% dos brasileiros já utilizam algum tipo de recurso biométrico em seu cotidiano.
Essa confiança se dá pela natureza única das características faciais, o que, em teoria, tornaria a técnica mais resistente a fraudes do que senhas tradicionais. No entanto, apesar dessa segurança aparente, o método não é infalível.
Continua depois da publicidade
A popularização dessa tecnologia também vem acompanhada de riscos crescentes. Técnicas como a chamada “engenharia social” têm sido utilizadas por cibercriminosos para contornar sistemas de proteção.
Nesses casos, o criminoso não hackeia diretamente a tecnologia, mas engana a vítima para obter dados ou realizar ações comprometedoras, explorando sua confiança e falta de conhecimento técnico.
Continua depois da publicidade
Outro ponto sensível é a disseminação do uso da biometria em diferentes ambientes, como empresas, condomínios, estádios e centros comerciais.
Com a multiplicação dos cadastros biométricos, cresce também o receio quanto ao vazamento de dados sensíveis, especialmente imagens faciais – informação considerada de caráter sensível pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para Alex Vieira, diretor de Cibersegurança da PierSec, esse cenário é preocupante.
Continua depois da publicidade
“Quando uma tecnologia cresce tão rapidamente, o número de fraudes relacionadas tende a acompanhar. O grande problema da biometria facial é que, diferente de uma senha, ela não pode ser trocada. Em caso de vazamento ou invasão, os danos podem ser imensuráveis”, alerta o especialista.
Vieira orienta os usuários a refletirem bem antes de ceder seus dados biométricos e a sempre lerem com atenção os termos de privacidade.
“Senhas complexas, com no mínimo oito caracteres, ainda são eficazes se forem atualizadas regularmente. Além disso, a autenticação em dois fatores deve ser ativada sempre que possível. A biometria é uma ferramenta válida, desde que usada com consciência e transparência sobre o destino dos dados”, enfatiza.
Continua depois da publicidade
No próximo dia 23 de agosto, a cidade de Santos será palco da 6ª edição da BxSec – Baixada Santista Security Conference, que acontece das 9h às 19h no Bourbon Convention Hotel, em Santos.
Voltado a profissionais da área e entusiastas de tecnologia, o evento tem como missão fortalecer a cultura hacker, estimular a troca de experiências e fomentar discussões sobre segurança da informação e privacidade no cenário digital.
Com oficinas práticas, atividades interativas e a tradicional competição Capture the Flag, a programação da BxSec ainda conta com nomes de peso da cibersegurança nacional. Os ingressos estão disponíveis via Sympla, com valores a partir de R$ 50.
Continua depois da publicidade
Quem levar 1kg de alimento não perecível recebe desconto na entrada, e as doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.
Confira os destaques da programação confirmada:
Arthur Paixão: Building Bots for Offensive Operations
Professor no Ensino Einstein e líder em Security Engineering no Hospital Albert Einstein.
Continua depois da publicidade
Zoziel Freire: Ransomware x EDR – Inside Attacker’s Mind
Pesquisador especializado em malwares e líder de CSIRT na Telefônica Brasil.
Nelson Brito: The Big Bang Theory – How to Patch PE and Bypass Detection
Criador do T50, com passagem por grandes empresas de segurança digital.
Divina Vitorino: O Fantástico Mundo de Hacking – 20 anos de História
Mestra em cibersegurança e referência em formação e gestão na área.
Continua depois da publicidade
Isabela de Vito: Segurança em Redes 5G
Analista do CxSC Telecom, atua em vulnerabilidades e pesquisa aplicada.
Thiago Cunha: LockBit: Do Início ao Fim
Consultor de Red Team e professor de forense digital no Banco Carrefour.
Fernando Mercês: Como a Computação Básica te Ajuda a Analisar APTs
Pesquisador na Trend Micro e diretor da ONG Mente Binária.
Continua depois da publicidade
Alexandra Percario: Engenharia Reversa de Embarcados
Engenheira de Segurança na Amaze Tech, especialista em dispositivos embarcados.
Vinicius Vieira: OPSEC for Red Teamers
Gerente de SecOps e autor do livro “OPSEC: Inteligência Cibernética na Prática”.
Cybelle Oliveira: Como Salvar o Planeta Virou Questão de Segurança Nacional
Organizadora da La Villa Hacker e especialista em cyber threat intelligence.
Com mediação de Nycholas Szucko e participações de Fabiana Alencar, Gustavo Monteiro e Kelli Azzolim, o painel discute os impactos de ataques cibernéticos na infraestrutura logística portuária.
Rob Robert: Cultura Hacker – História, Legado e Futuro
Arquiteto de Segurança na Stone.co e cofundadora do Hackerspace Matehackers.
Bruno Sena: God Mode Mobile – Exploiting Mobile Apps with Game Cheats
Especialista em hacking mobile e organizador da Mobile Security Village.
Com foco em educação, inovação e conscientização, a BxSec 2024 reforça a importância da segurança digital em um mundo cada vez mais conectado, onde até nossos rostos se tornaram senhas.