X

Cotidiano

Biometria é obrigatória para 130 mil eleitores da Baixada Santista

Cadastro precisa ser feito ainda este ano nas cidades de Cubatão, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe

Caroline Souza

Publicado em 27/08/2019 às 07:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Eleitores de quatro municípios da Baixada precisam cadastrar a biometria até dia 19 de dezembro / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

Cerca de 130 mil eleitores de Cubatão, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe precisam cadastrar a biometria ainda este ano. Esses são os municípios da Baixada Santista em que o cadastramento é obrigatório.

Cubatão é a que tem o maior eleitorado: 94.906. No entanto, apenas 42,20% já realizaram o registro, de acordo com dados do sistema da Justiça Eleitoral. Em Itanhaém, são 76.905 eleitores e 58,51% registraram a biometria. Peruíbe tem um eleitorado de 56.077 munícipes, com 55,31% cadastrados. Já Mongaguá possui 45.164 eleitores e 59,88% compareceram ao Cartório Eleitoral.

A biometria pode ser realizada no cartório ou em qualquer unidade do Poupatempo com serviços eleitorais. É necessário realizar agendamento prévio no site do TRE-SP ou do Poupatempo. No momento de agendar, o cartório será indicado a partir do CEP de residência do eleitor.

É preciso levar um comprovante de endereço, documento de identificação oficial, além do título de eleitor, quando houver.

Quem mora em uma das quatro cidades citadas e não fizer a biometria até o dia 19 de dezembro de 2019 terá o título cancelado e estará impedido de votar nas próximas eleições. Sem o documento, o eleitor fica impedido de tirar passaporte, CPF e carteira de identidade.

Nos outros municípios da região a biometria não precisa ser realizada neste ano, mas o TRE-SP recomenda que o eleitor faça seu cadastro antes que se torne obrigatório.

Entre as cidades da Baixada Santista em que o cadastro ainda não é obrigatório, a com maior número de eleitores cadastrados é Praia Grande (46,4%), seguida de Santos (36,39%), Bertioga (35,42%), São Vicente (28,35%) e Guarujá (26,56%).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter