Biólogo lança Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica

Obra tem 312 páginas e mais de 400 fotos das 270 principais espécies existentes, sendo 40 delas endêmicas (encontrada apenas na Mata Atlântica)

Comentar
Compartilhar
21 OUT 2020Por Da Reportagem13h57
Rica diversidade pode ser vista no guia produzido pelo educador ambiental, professor e biólogo Leonardo Casadei, que mora em São VicenteFoto: DIVULGAÇÃO

Que atire a primeira flor quem nunca ouviu o canto de bem-te-vis e canarinhos, imitou a voz de um papagaio ou se impressionou com o bico de um tucano e o vôo de um gavião. Estas e outras aves estão entre centenas de espécies encontradas nas praças, canais, praias, árvores e ruas da Baixada Santista.

Esta rica diversidade pode ser vista no Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica, produzido pelo educador ambiental, professor e biólogo Leonardo Casadei, que mora em São Vicente.

Trata-se do primeiro guia de aves produzido na Baixada Santista. A região está localizada numa área de Mata Atlântica e ecossistemas associados, como manguezais, restingas, ilhas oceânicas e costeiras.

O guia de bolso relata a avifaunadas de todo o litoral paulista. O livro traz fotos e um breve texto das características de cada ave, além de detalhes e curiosidades da biologia das espécies.

 

Foram oito anos de contínua observação. No período, o biólogo investiu praticamente todos os seus finais de semana, captando imagens em meio a muita lama e chuva, além de carrapatos e picadas de insetos.  

A obra tem 312 páginas e mais de 400 fotos das 270 principais espécies existentes, sendo 40 delas endêmicas (encontrada apenas na Mata Atlântica), como a Bela-saíra-sete-cores e o Tiê-sangue. Do total, 14 espécies estão ameaçadas de extinção, como o Macuco, a Araporanga, a Jacutinga, o Tucano- de- bico-preto, a Saíra-sapucaia, o Gavião-pombo-pequeno e o Papagaio-de-cara-roxa.

Experiências - Casadei presenciou vários flagrantes inesquecíveis, como o revezando de alimentação de passarinhos filhotes, a troca de cafunés de um casal de Bicos-de-lacre e os voos dos Guarás-vermelhos sobre o manguezal, entre outros.

Para adquirir o Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica, basta acessar o perfil do biólogo no Instagram (@leonardocasadei_aves) ou a página de FacebookLeonardo Casadei - Observação e Fotografia de Aves.