Cotidiano

Biólogo lança Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica

Obra tem 312 páginas e mais de 400 fotos das 270 principais espécies existentes, sendo 40 delas endêmicas (encontrada apenas na Mata Atlântica)

Da Reportagem

Publicado em 21/10/2020 às 13:57

Atualizado em 21/10/2020 às 13:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Rica diversidade pode ser vista no guia produzido pelo educador ambiental, professor e biólogo Leonardo Casadei, que mora em São Vicente / DIVULGAÇÃO

Continua depois da publicidade

Que atire a primeira flor quem nunca ouviu o canto de bem-te-vis e canarinhos, imitou a voz de um papagaio ou se impressionou com o bico de um tucano e o vôo de um gavião. Estas e outras aves estão entre centenas de espécies encontradas nas praças, canais, praias, árvores e ruas da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Esta rica diversidade pode ser vista no Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica, produzido pelo educador ambiental, professor e biólogo Leonardo Casadei, que mora em São Vicente.

Continua depois da publicidade

Trata-se do primeiro guia de aves produzido na Baixada Santista. A região está localizada numa área de Mata Atlântica e ecossistemas associados, como manguezais, restingas, ilhas oceânicas e costeiras.

O guia de bolso relata a avifaunadas de todo o litoral paulista. O livro traz fotos e um breve texto das características de cada ave, além de detalhes e curiosidades da biologia das espécies.

Continua depois da publicidade

Foram oito anos de contínua observação. No período, o biólogo investiu praticamente todos os seus finais de semana, captando imagens em meio a muita lama e chuva, além de carrapatos e picadas de insetos.  

A obra tem 312 páginas e mais de 400 fotos das 270 principais espécies existentes, sendo 40 delas endêmicas (encontrada apenas na Mata Atlântica), como a Bela-saíra-sete-cores e o Tiê-sangue. Do total, 14 espécies estão ameaçadas de extinção, como o Macuco, a Araporanga, a Jacutinga, o Tucano- de- bico-preto, a Saíra-sapucaia, o Gavião-pombo-pequeno e o Papagaio-de-cara-roxa.

Experiências - Casadei presenciou vários flagrantes inesquecíveis, como o revezando de alimentação de passarinhos filhotes, a troca de cafunés de um casal de Bicos-de-lacre e os voos dos Guarás-vermelhos sobre o manguezal, entre outros.

Continua depois da publicidade

Para adquirir o Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica, basta acessar o perfil do biólogo no Instagram (@leonardocasadei_aves) ou a página de FacebookLeonardo Casadei - Observação e Fotografia de Aves.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software