X

Cotidiano

Biólogo lança Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica

Obra tem 312 páginas e mais de 400 fotos das 270 principais espécies existentes, sendo 40 delas endêmicas (encontrada apenas na Mata Atlântica)

Da Reportagem

Publicado em 21/10/2020 às 13:57

Atualizado em 21/10/2020 às 13:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rica diversidade pode ser vista no guia produzido pelo educador ambiental, professor e biólogo Leonardo Casadei, que mora em São Vicente / DIVULGAÇÃO

Que atire a primeira flor quem nunca ouviu o canto de bem-te-vis e canarinhos, imitou a voz de um papagaio ou se impressionou com o bico de um tucano e o vôo de um gavião. Estas e outras aves estão entre centenas de espécies encontradas nas praças, canais, praias, árvores e ruas da Baixada Santista.

Esta rica diversidade pode ser vista no Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica, produzido pelo educador ambiental, professor e biólogo Leonardo Casadei, que mora em São Vicente.

Trata-se do primeiro guia de aves produzido na Baixada Santista. A região está localizada numa área de Mata Atlântica e ecossistemas associados, como manguezais, restingas, ilhas oceânicas e costeiras.

O guia de bolso relata a avifaunadas de todo o litoral paulista. O livro traz fotos e um breve texto das características de cada ave, além de detalhes e curiosidades da biologia das espécies.

Foram oito anos de contínua observação. No período, o biólogo investiu praticamente todos os seus finais de semana, captando imagens em meio a muita lama e chuva, além de carrapatos e picadas de insetos.  

A obra tem 312 páginas e mais de 400 fotos das 270 principais espécies existentes, sendo 40 delas endêmicas (encontrada apenas na Mata Atlântica), como a Bela-saíra-sete-cores e o Tiê-sangue. Do total, 14 espécies estão ameaçadas de extinção, como o Macuco, a Araporanga, a Jacutinga, o Tucano- de- bico-preto, a Saíra-sapucaia, o Gavião-pombo-pequeno e o Papagaio-de-cara-roxa.

Experiências - Casadei presenciou vários flagrantes inesquecíveis, como o revezando de alimentação de passarinhos filhotes, a troca de cafunés de um casal de Bicos-de-lacre e os voos dos Guarás-vermelhos sobre o manguezal, entre outros.

Para adquirir o Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica, basta acessar o perfil do biólogo no Instagram (@leonardocasadei_aves) ou a página de FacebookLeonardo Casadei - Observação e Fotografia de Aves.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter