Bertioga: mais 221 títulos de propriedade são entregues para famílias

Os imóveis foram regularizados pelo Programa Cidade Legal

Comentar
Compartilhar
24 OUT 2020Por Da Reportagem13h59
Secretaria de Estado da Habitação entrega 221 títulos de propriedade em BertiogaFoto: DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Estado da Habitação e a Prefeitura de Bertioga entregam neste sábado (24) mais 221 títulos de propriedade para famílias do Jardim Ana Paula I. Os imóveis foram regularizados pelo Programa Cidade Legal. Para evitar aglomeração e a disseminação da Covid-19, a entrega dos títulos ocorrerá de forma administrativa a partir das 19 horas, no ginásio da Escola Municipal José de OIiveira, Rua Cardeal Emily Biayenda, s/nº, Jardim Rio da Praia.

A partir da entrega do título, os moradores do Jardim Ana Paula passam a ser legalmente proprietários de seus imóveis, antes irregulares. A ação é decisiva para que os moradores possam receber seus títulos de propriedade. Em Bertioga, o programa apoiou tecnicamente todo o processo legal e burocrático para emissão dos títulos de propriedade, por meio de consultoria da equipe técnica especializada da Secretaria. Foram feitos trabalhos de busca documental/relatório preliminar, análise e diagnóstico, plano de regularização, levantamentos topográficos, projeto urbanístico de regularização e estudo ambiental, viabilizando a apresentação da documentação dessas áreas ao cartório.

Cidade Legal

O programa acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custo aos municípios e aos moradores. As prefeituras recebem apoio técnico para a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana.

A iniciativa também oferece assessoria para intermediar o registro dos projetos de regularização fundiária urbana nos cartórios de imóveis. Além de garantir segurança jurídica, o programa leva às famílias de baixa renda outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização do imóvel e a transferência do bem para filhos ou herdeiros.