A imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna / ImageFX
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Bertioga inicia nesta quarta-feira (10) a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. A aplicação acontece em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) do município, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
A imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna. Para receber a dose, é necessário apresentar comprovante da idade gestacional — como cartão de pré-natal ou ultrassom — além de documento com foto e CPF.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é de dose única e deve ser aplicada a cada nova gestação, garantindo proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, fase em que o risco de complicações pelo VSR é mais elevado.
Esta é a primeira vez que o imunizante destinado às gestantes é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Pfizer, a vacina passa a integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), reforçando a estratégia federal de reduzir internações e casos graves provocados pelo VSR.
Continua depois da publicidade
A iniciativa acompanha a tendência nacional de ampliar a proteção de gestantes e recém-nascidos durante o período de maior circulação do vírus, geralmente intensificado nos meses mais frios.
A aplicação da vacina será realizada nas seguintes unidades:
ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº
Continua depois da publicidade
ESF Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº
ESF Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga
ESF Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras
Continua depois da publicidade
ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, nº 110
ESF Jardim Vicente de Carvalho – Rua Epiphanio Batista, 637, Jardim Vicente de Carvalho
A Prefeitura reforça que a vacinação materna é uma das medidas mais eficazes para reduzir complicações respiratórias em bebês, sobretudo no inverno, quando aumentam os casos de bronquiolite e pneumonia.
Continua depois da publicidade