X

Cotidiano

Bertioga inicia obras do novo Centro de Educação Ambiental

Os serviços também fazem parte das comemorações da semana do meio ambiente

Da Reportagem

Publicado em 04/06/2021 às 14:17

Atualizado em 04/06/2021 às 14:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Além de um espaço voltado à educação ambiental, o CEA se tornará um novo ponto turístico em Bertioga, onde vamos semear conhecimento e incentivar a preservação da natureza", afirma o prefeito Caio Matheus. / Divulgação/PMB

A Prefeitura de Bertioga deu início às obras do Centro de Educação Ambiental (CEA). Além de ampliar as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, o espaço também será um novo ponto turístico, atraindo visitantes de todas as idades.

Em construção no terreno da antiga Casa de Passagem Renascer, o espaço será integrado ao Viveiro de Plantas e Ideias 'Seo Leo', localizado ao lado, transformando a área em um grande parque ambiental, com 3000 m².

Adotando um conceito sustentável, o centro contará com uma estrutura para captação da água da chuva para reuso, piso drenante, permitindo o escoamento das águas pluviais; uso de energia solar, caixas acopladas nos sanitários e torneiras com sensores, evitando o desperdício.

A primeira etapa do projeto contempla a reforma da sala para as reuniões do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), construção de alojamentos masculino e feminino, além de sala de aula e sala para ações da economia solidária.

De acordo com a Secretaria de Obras e Habitação, o investimento será de R$ 540.570,71. A obra será executada pela empresa AMEFAC Construções, com previsão de conclusão até o final do segundo semestre deste ano.

"Além de um espaço voltado à educação ambiental, o CEA se tornará um novo ponto turístico em Bertioga, onde vamos semear conhecimento e incentivar a preservação da natureza", afirma o prefeito Caio Matheus.

Futuramente, está prevista a adequação do espaço para implantação de áreas para feiras de produtos orgânicos, exposição de artesanatos sustentáveis e oficinas, incentivando a economia solidária. O local também contará com museu de história natural, cinema e biblioteca ambiental, além de cozinha experimental para cursos voltados à gastronomia regional com ingredientes da mata atlântica.

Para o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos, o complexo também atuará como uma base científica para contribuir com o estudo da biodiversidade do bioma Mata Atlântica, planejamento urbano, saneamento básico, resíduos sólidos, entre tantas outras áreas. "A criação do complexo visa o futuro do Município, promovendo ações de desenvolvimento ambiental destinadas a diferentes públicos, seja das crianças a terceira idade", diz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter