X

Bertioga dá passos largos rumo a tomar seu lugar ao sol como uma das principais cidades turísticas de toda a Baixada Santista / Divulgação/PMB

O irmão caçula da Baixada Santista celebra hoje (19) mais um aniversário de sua emancipação político-administrativa. Com 29 anos de idade, o município de Bertioga dá passos largos rumo a tomar seu lugar ao sol como uma das principais cidades turísticas de toda a Região enquanto tenta dar mais estrutura e auxílio aos moradores que atuam no dia a dia da localidade.

O prefeito Caio Matheus destaca os "presentes" reservados para a festa, que infelizmente, devido à pandemia do coronavírus, precisou ser repensada e também falou do futuro e Bertioga, que está mais perto do que nunca de 'trintar'.

DL - Nesse período difícil de pandemia, o que a Prefeitura de Bertioga preparou para oferecer tanto para os moradores?

Caio Matheus - A nossa prioridade absoluta neste momento é preservar vidas, mas também estamos trabalhando pelo futuro da Cidade. Para o enfrentamento à Covid-19, entregamos a ala de UTI do Hospital Municipal com 10 leitos totalmente equipados e contratamos mais de 80 profissionais para atuar na ala. Também instalamos tendas de triagem no exterior das unidades de saúde, criamos canais de comunicação e orientação à população sobre a doença. Ampliamos a capacidade de atendimento às pessoas em situação de rua com a transferência temporária do albergue municipal para o Ginásio de Esportes. Além disso, tornamos obrigatório o uso de máscaras e mais rígidas as normas para os serviços e atividades autorizados a funcionar, entre outras medidas. As comemorações do aniversário da Cidade serão diferentes este ano em virtude do coronavírus. Não haverá o tradicional desfile cívico e eventos culturais. Contudo, para celebrar esta data tão importante, durante todo o mês de maio, haverá inaugurações de obras bastante aguardadas e entrega de novos equipamentos e serviços para a população. Para evitar aglomerações, as cerimônias estão sendo transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da prefeitura e também em minhas redes sociais, permitindo que os munícipes acompanhem em casa.

DL - Como é para a administração municipal essa responsabilidade de gerir uma cidade tão jovem?

CM - Bertioga tem um grande potencial, especialmente com relação ao turismo histórico e ambiental, suas duas principais vocações. É uma cidade com personalidade forte e marcante, que por ser jovem tem muito trabalho ainda a ser feito. É um grande desafio, mas Bertioga é uma cidade que encanta todos os olhares nas quatro estações.

DL - A atual gestão é a mais jovem da história de Bertioga. Acha que essa é uma constante para o futuro da Cidade? Lideranças mais jovens para a cidade mais jovem?

CM - Os jovens estão cada vez mais engajados com a política e é natural que participem dos pleitos. Contudo, penso que gerir uma cidade não tenha a ver com idade, mas com a capacidade para lidar com a complexidade e o dinamismo da administração pública.

DL - Como Bertioga está hoje? Há um reconhecimento muito maior do que há 10 anos, especialmente no setor de turismo?

CM - Sem dúvidas, Bertioga avançou muito em nossa gestão com relação ao Turismo. O Forte São João, mais antigo do Brasil, caminha para se tornar Patrimônio da Humanidade pela Unesco, reconhecimento que será resultado de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido desde 2017. Também conquistamos a abertura de novas trilhas do Parque Estadual Restinga de Bertioga, o PERB, transformando a Cidade em um dos principais polos de ecoturismo do Estado. O projeto 'Bertioga Cidade Natal', que iniciamos no primeiro ano de governo, oferece uma programação especial ao longo dos meses de novembro e dezembro, antecipando a vinda do turista e colocando a Cidade na rota dos destinos turísticos natalinos, como Gramado e Curitiba. Também criamos diversos selos turísticos como "Em Bertioga, o Verão é Cultura", "Carnaval é Família", "Bertioga é Esporte" e o "Bertioga é Cultura", que trazem uma extensa e diversificada programação ao longo do ano.

DL - Alguma novidade do novo shopping?

CM - Infelizmente, as tratativas com relação ao shopping estão temporariamente suspensas, em virtude da pandemia, que vem impactando a economia do País.

DL - Em 2021, a cidade vai 'trintar'. Já começaram os planos para o próximo aniversário?

CM - Nosso planejamento é sempre pensando no futuro do Município. O objetivo é levar mais obras de infraestrutura urbana para todos os bairros de Bertioga, reduzindo o número de ruas sem pavimentação. Também entregar novos equipamentos públicos. A população pode esperar todo nosso empenho e dedicação para tornar Bertioga uma cidade cada vez melhor para todos.

DL - Se a administração municipal pudesse dar um presente, qualquer coisa, para Bertioga e os seus cidadãos neste aniversário, o que seria?

CM - Um presente que gostaríamos de entregar é a conclusão da ampliação do Hospital Municipal, conquista que estamos buscando junto ao Governo do Estado, para levar mais eficiência e qualidade no atendimento à população.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter