Cotidiano

'Caçula' do Litoral de SP, Bertioga comemora 34 anos com pé no freio e olho no futuro

Com celebrações mais simples e foco em obras estruturantes, Bertioga reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização da comunidade

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 19/05/2025 às 07:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares / Renan Lousada/DL

Continua depois da publicidade

O município de Bertioga, o mais jovem da Baixada Santista, comemora no dia 19 de maio seus 34 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, conhecida por suas belezas naturais e pelo crescimento planejado, preparou uma programação especial para celebrar a data, com foco na comunidade, na religiosidade e na valorização dos serviços públicos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em entrevista, o prefeito Marcelo Vilares falou sobre o significado da celebração e os avanços já conquistados nos primeiros meses de sua gestão. “São 34 anos da nossa caçulinha da Baixada Santista. É uma cidade linda por natureza, mas também uma cidade de oportunidades. E isso só é possível com trabalho sério e planejamento”, declarou.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Aniversário: Bertioga terá atividades e 'mudanças' para a data especial

• Bertioga lança programa sobre prevenção de desastres naturais nas escolas

• Aniversário de Bertioga: cidade do litoral terá transporte público gratuito

Comemorações com foco na comunidade

As comemorações começaram no sábado, 17 de maio, com um festival gospel, reunindo fiéis e lideranças evangélicas a partir das 18h, na Tenda de Eventos. No domingo, 18, uma Santa Missa com a participação da banda municipal e grupos católicos da cidade dará sequência às festividades.

Na segunda-feira, 19, feriado municipal, o dia começa às 7h30 com o hasteamento da bandeira, em cerimônia que contará com autoridades das esferas federal, estadual e municipal. Às 9h, ocorre o desfile cívico, com a participação de escolas públicas e particulares, associações, instituições e entidades locais.

Continua depois da publicidade

“A gente decidiu fazer uma comemoração mais modesta este ano, mas com muito significado. Focamos naquilo que realmente importa: a nossa gente, os nossos valores, a nossa história”, explicou Marcelo.

Avanços nos primeiros meses de gestão

À frente da prefeitura há quase cinco meses, Marcelo destacou as entregas e obras em andamento como um “presente” para a população. “A gente está dando continuidade a um trabalho iniciado há oito anos. Nesses primeiros meses, já entregamos resultados importantes”, afirmou.

Entre os destaques estão:

Continua depois da publicidade

  • A revitalização de bairros e obras de drenagem em Boracéia.
  • Conclusão de duas unidades habitacionais do CDHU e novos projetos habitacionais.
  • Entrega da escola Caminho do Bem, com capacidade para 800 alunos.
  • Início das obras da nova escola em Vicente de Carvalho II.
  • Licitação aberta para uma nova escola estadual em Guaratuba.
  • Ampliação da rede de abastecimento de água em diversos bairros, com obras iniciadas em seis deles.

“Também avançamos muito na educação tecnológica. Bertioga ficou entre os quatro municípios do Brasil em destaque em parceria com a Google for Education. Isso mostra que estamos olhando para o futuro”, disse Marcelo.

Bertioga, uma cidade de oportunidades

Com 24 anos de trajetória na política local, Marcelo lembra que viu a cidade nascer e se desenvolver. “Já fui vereador, presidente da câmara, o mais jovem da história de Bertioga, e vice-prefeito por dois mandatos. Hoje, tenho a honra de estar à frente do executivo”.

Pensando no futuro, ele projeta: “Vejo Bertioga daqui a 10, 20 anos como uma cidade ainda mais estruturada, com mobilidade urbana eficiente, escolas de excelência, serviços públicos integrados e um turismo sustentável. Temos potencial para ser referência nacional”.

Continua depois da publicidade

O prefeito encerrou com uma mensagem à população: “Nosso lema é Bertioga em um só coração. Estamos aqui com uma equipe comprometida, com muita responsabilidade, para garantir que todos os serviços públicos essenciais cheguem onde precisam chegar. Acima da política e dos cargos, vem o amor pela cidade. Cuidar de Bertioga é a nossa missão.”

História de emancipação: da vila ao município promissor

Embora a emancipação político-administrativa tenha ocorrido em 1991, a história de Bertioga remonta a tempos bem mais antigos. A região foi uma das primeiras áreas ocupadas pelos portugueses no Brasil. Em 1531, Martim Afonso de Sousa instalou o primeiro posto avançado no litoral paulista, e em 1547, foi erguido o Forte São João, que é considerado o forte mais antigo ainda de pé no Brasil.

Durante séculos, Bertioga foi um distrito de Santos e depois de São Sebastião, permanecendo com características de vila e com infraestrutura precária. Somente em 19 de maio de 1991, após plebiscito e mobilização popular, o distrito conquistou sua autonomia, tornando-se o 15º município do litoral paulista. A cidade teve um crescimento expressivo nas últimas décadas, sem abrir mão da preservação ambiental – uma marca do seu perfil de desenvolvimento.

Continua depois da publicidade

“Bertioga é uma cidade que nasceu da luta do seu povo. E tudo o que construímos vem respeitando essa origem. Crescemos sem perder o cuidado com a natureza e com as pessoas”, comentou o prefeito.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software