Beer4U tem a maior quantidade de cervejas artesanais em Santos

Os rótulos vêm de todas as partes do Brasil e do mundo, chegando a mais de 150 cervejas diferentes

Comentar
Compartilhar
22 NOV 2020Por Natalia Cuqui13h16
Dos 15 chopes artesanais da casa, quatro são fixos e os outros 11 são limitados e sempre mudam.Foto: Natalia Cuqui/Divulgação

Os fãs de cerveja artesanal em Santos agora contam com mais uma opção para encontrar diversidade de rótulos na Cidade. Isso porque a Beer4U, franquia de São Paulo, está pertinho da praia na Conselheiro Nébias. O proprietário, André Brito, sentia falta de mais rótulos artesanais na Baixada Santista, por isso fez um curso de sommelier de cerveja e decidiu abrir sua própria casa especializada em cervejas. "Pensei em bar, em restaurante, várias opções, até que fiz um curso de marketing cervejeiro e apareceu a oportunidade de abrir a franquia", conta ele.

A Beer4U já é bem consolidada no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, e foi através de um amigo que André conheceu o local. Na época, morando no Guarujá, ele se tornou cliente assíduo da loja, fez amizade com os donos e sempre comprava cervejas diferentes quando passava por lá. Pensando em levar essas cervejas para o público de Santos, já que ele sentia falta dessa variedade, ele abriu a franquia.

De acordo com André, a casa tem o maior número de cervejas artesanais de Santos, e já chegou a ter mais de 200 rótulos diferentes da bebida, que vão desde as brasileiras até cervejas importadas, além de 15 torneiras de chope. Por conta da pandemia, esse número caiu um pouco, mas ainda se aproxima de 150 cervejas artesanais diferentes na loja.

Em razão da Covid-19, a Beer4U precisou ficar fechada por um tempo, funcionando apenas com delivery e take away. Durante esse período, André conta que precisou reduzir os valores e fazer várias promoções para queimar o estoque, mas que a procura continuou grande, principalmente na reabertura: "Por ser uma casa de cerveja artesanal, o pessoal procura bastante por não ter aquela música alta e poder conversar, até mesmo sobre a cerveja, ela é a estrela da casa (risos)".

Para quem não está acostumado a beber cerveja, André dá uma aula e consegue indicar o melhor rótulo em apenas alguns minutos de conversa.

Ele afirma que o curso de sommelier ajudou muito nisso. "Cada pessoa assimila a cerveja de uma forma diferente, tem quem goste das mais doces, ou das mais amargas, ou até as mais ácidas, o segredo é ir experimentando de mente aberta para apreciar uma bebida diferenciada", explica ele.

Para as pessoas que gostam de beber em casa, hábito que vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros pós-pandemia, o local conta com um sistema de delivery que consiste em garrafas que mantém o produto em perfeito estado para o consumo: "é o famoso growler, que está ganhando seu espaço aqui na Baixada Santista. Temos de vidro, de cerâmica e também na garrafa PET, com um rótulo personalizado de acordo com o que o cliente escolhe", explica.

HARMONIZAÇÃO

A Beer4U também já fez parcerias com outros estabelecimentos no quesito harmonização. Muito popular por quem é fã de cerveja, a harmonização tem um espaço especial na casa e André é mestre no assunto. "Às vezes você descobre sabores que nem imaginava, como tomar uma cerveja de estilo belga, mais ácido, que costuma harmonizar bem com chocolate branco, e o sabor que fica no paladar é como comer uma sobremesa", explica ele.

EDIÇÃO LIMITADA

Muita gente costuma perguntar sempre qual é a rainha da casa. De acordo com André, a que costuma sair mais é sempre a mais barata, porque nem todo mundo costuma pagar um valor muito alto. "Quem conhece bastante sobre cerveja artesanal paga até R$80 em um rótulo, mas quem está iniciando as degustações geralmente não está disposto a gastar muito", contou André.

A maioria dos rótulos, principalmente de chope, são edições limitadas, e não costumam voltar para a casa. "Mas algumas cervejas engarrafadas são tipo vinho, maturam com o tempo e vão trazendo aromas e sabores que ficam melhores," finaliza André.